Panorama
 
 
 
 

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE DIVULGA POSIÇÃO BRASILEIRA SOBRE ROTULAGEM DE OVMs

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

14/03/2006 - O Senhor Presidente da República, em reunião ocorrida na data de hoje, determinou que a posição brasileira a ser apresentada na Terceira Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP 3) sobre Biossegurança, que ocorre na cidade de Curitiba, no período de 13 a 17 de março é a que segue:
Posição brasileira é composta de cinco pontos:
1) Os OVMs objeto de movimentos transfronteiriços devem estar aprovados no país exportador e também no país importador;
2) A expressão "contém" será utilizada nos casos onde exista preservação da identidade no sistema de produção;
3) Fica estabelecida uma fase de transição de quatro anos para que os países implementem o sistema de preservação da identidade na produção de OVMs destinados a movimentos transfronteiros;
4) Nos demais casos e durante uma fase de transição de quatro anos será utilizada a expressão "pode conter" seguido da lista de todos os eventos de transformação genética aprovados no país exportador;
5) Após o período de transição toda a movimentação transfronteiriça de OVMs deverá adorar a expressão "contém" com a especificação dos eventos contidos no produto exportado.
A posição brasileira visa garantir a co-existência na produção de OGMs e de "não-OGMs", com condições equilibradas entre os que fizerem uma ou outra opção de produção e é coerente com a legislação interna que prevê a necessidade de rotulagem dos produtos transgênicos.
O período de transição foi incluída na posição brasileira devido a necessidade de investimentos em logística e certificação do sistema que garantam a identificação dos OGM's. Apesar de já haver iniciativas nesse sentido no Brasil, porém com o objetivo de cobrança de royalties por exigência dos detentores de patentes de OGMs, essa realidade não pode ser negligenciada.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.