Panorama
 
 
 
 

ONGs EXIGEM QUE NOVA ZELÂNDIA NÃO BARRE NEGOCIAÇÕES DO PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

15/03/2006 - Confira abaixo íntegra da declaração das ONGs endereçada à primeira ministra da Nova Zelândia, Helen Clark:

DECLARAÇÃO GLOBAL DAS ONGs

Nova Zelândia bloqueará o “Acordo de Curitiba”?
ONGs do mundo incitam Nova Zelândia a começar a negociar

Curitiba, Brasil, quarta-feira, 15 de março de 2006 – Uma coalizão global das ONGs incitaram, hoje, a Nova Zelândia a parar de bloquear as negociações no encontro do Protocolo de Biossegurança. A delegação da Nova Zelândia se recusou veementemente a discutir ou explicar sua posição sobre todas questões de identificação e documentação dos carregamentos internacionais de commodities geneticamente modificadas para a alimentação humana e animal.

No encontro de biossegurança anterior em junho de 2005, Nova Zelândia e Brasil se opuseram ao consenso internacional sobre o acordo que permite que países implementem regulações nesses carregamentos. O Brasil agora demonstrou sua disposição, como uma parte responsável, a negociar construtivamente essas questões. Porém, a Nova Zelândia continua bloqueando as iniciativas propostas pelo Brasil e outros países.

As leis de importação da própria Nova Zelândia são umas das mais rigorosas do mundo. A respeito de OGMs, a Nova Zelândia tem um limiar zero de contaminação, não permite “presença adventícia” e fornece um rótulo compreensível para o consumidor. Por que este país está impedindo que outros tenham padrões rigorosos similares?

As ONGs encorajam cidadãos do mundo todo a fazer objeção a esses padrões duplos entrando em contato com o escritório da Primeira Ministra da Nova Zelândia, Helen Clark. Seu email é pm@ministers.govt.nz.

Entre as organizações que endossam esta declaração estão:
Friends of the Earth International
Greenpeace
Ecoropa
Washington Biotechnology Action Council
Association for Organic Agriculture (Brasil)
Terra de Direitos (Brasil)
ASPTA (Brasil)
Third World Network
Consumers International
Fundacion Sociedades Sustentables (Chile)
RAPA Re de Accion en Agrotoxicos de America Latina
Global Justice Ecology Project

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.