Panorama
 
 
 
 

SEMA: INVENTÁRIO VAI SER APRESENTADO NO CONGRESSO DOS MUNICÍPIOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

17/03/2006 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB vai apresentar na próxima terça-feira (21/3) o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2005, que aponta as condições em que se encontram os aterros sanitários, usinas de compostagem e outros sistemas de tratamento e disposição de resíduos em operação, em cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.
Pedro Calado

A apresentação está programada para as 10 horas, durante os trabalhos do 50º Congresso Estadual dos Municípios, que está se realizando no Casa Grande Hotel, na Avenida Miguel Estéfano, 1.001. na Praia da Enseada, no Guarujá. A exposição do trabalho, que contará com a participação do presidente da CETESB, Rubens Lara, vai ser feita pelo engenheiro Aruntho Savastano Neto, assistente executivo da Diretoria de Controle de Poluição Ambiental dessa instituição.
O inventário foi elaborado com base em informações obtidas nas inspeções realizadas pelas 35 agências ambientais da CETESB, mostrando qual a destinação dada às 28 mil toneladas diárias de lixo domiciliar geradas, em 2005, nos 645 municípios paulistas.

A CETESB, desde a sua criação em 1968, desenvolve trabalho de fiscalização e controle das condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação de resíduos sólidos domiciliares no Estado. Os dados coletados passaram, em 1997, a ser sistematizados para a elaboração do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares. As informações obtidas são processadas para estabelecer a pontuação dos sistemas de coleta e tratamento de cada município, conforme as características locacionais, estruturais e operacionais.

A evolução e o acompanhamento dos índices no período compreendido entre 1997 e 2005, permite aferir o resultado das ações de controle da poluição ambiental desenvolvidas no Estado, e monitorar a eficácia dos programas de apoio técnico e financeiro oferecidos pelo governo. O relatório vai ser disponibilizado no site da CETESB.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: Pedro Calado
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.