Panorama
 
 
 
 

SMA ORGANIZA DEBATE SOBRE MINUTA DE RESOLUÇÃO SOBRE ATIVIDADES MINERÁRIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

15/03/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado e a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental promoveram hoje (14/3) um debate sobre a "Minuta da Nova Resolução sobre Licenciamento Ambiental Integrado de Atividades Minerárias", com a participação de especialistas de diversas áreas. A reunião teve o objetivo de apresentar e discutir a minuta da resolução, consolidada com as contribuições das entidades de classe representativas, servindo também para esclarecer as dúvidas dos participantes.

A reunião, coordenada pelo secretário-executivo do CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente, Germano Seara Filho, se iniciou com a apresentação da minuta pela química Ana Claudia Tartalia, mestre em Licenciamento Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública e coordenadora do grupo de trabalho criado pela Resolução SMA 16/04.

Para Tartalia, a minuta constitui um significativo avanço nos critérios técnicos de exigência do Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental - EIA-RIMA quanto ao licenciamento ambiental de atividades minerárias. "A definição desses critérios é fruto de um trabalho que demandou 27 reuniões, com a participação de funcionários envolvidos com licenciamento ambiental na CETESB, DEPRN - Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais, DAIA - Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental e, também, do DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral", revelou.

A coordenadora lembrou que a partir da criação da Secretaria do Meio Ambiente e do DAIA, em 1989, praticamente todos os empreendimentos minerários eram obrigados a apresentar o EIA-RIMA, desde pequenas extrações de areia em leito de rio, como também grandes extrações em áreas ambientalmente frágeis.

Segundo Tartalia, "esse cenário evidenciou a necessidade de se elaborar uma linha de corte, ou seja, um critério para dispensar os empreendimentos, que causam impacto ambiental pouco significativo, de apresentação de EIA/RIMA.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.