Panorama
 
 
 
 

VALE QUER REFLORESTAR ÁREAS PARA PRODUZIR CARVÃO USADO NA FABRICAÇÃO DE FERRO-GUSA

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Março de 2006

11/03/2006 - A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) tem promovido debates com governadores e prefeitos, no sentido de que a produção de ferro-gusa (um manufaturado derivado do minério de ferro) venha a ser feita usando 100% de carvão proveniente de florestas plantadas pela própria mineradora, em parceria com governos e clientes.

A medida reforça a intenção da empresa de desenvolver projeto de recuperação de áreas e reflorestamento na Amazônia e em outros estados onde atua na exploração de minério de ferro. Para o presidente da empresa, Roger Agnelli, essa é uma forma de mostrar ao mundo que o Brasil se propõe a exercer uma mineração que respeite o meio ambiente e o ecossistema de cada região.

Há poucos dias, Agnelli, entregou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, um projeto de recuperação de áreas e reflorestamento da Amazônia desenvolvido pela mineradora.

"Como o consumo do carvão utilizado no processo de fabricação do ferro gusa é grande e se demora até sete anos para desenvolver uma floresta, estamos chamando governos e clientes na tentativa de liderar um processo para que, em um período de tempo relativamente curto, possamos ter 100% da produção de gusa (com carvão proveniente de) florestas plantadas".

Segundo Agnelli, a iniciativa gera emprego e renda. A idéia se divide em três partes: implementar contratos com grupos de pequenos e micros produtores que estão explorando terras em áreas que foram objetos de assentamento no passado e cujas famílias estão sem condições de viabilização econômica dessas terras; utilizar o médio e grande produtores agropecuários que passariam a destinar parte de suas terras ao plantio das florestas; e utilizar as próprias terras exploradas pela Vale nesse processo.

"Através de contratos nós garantiríamos a compra da madeira a ser produzida e ainda por cima respeitaríamos a vocação local, ao mesmo tempo partindo para outras atividades: o biodiesel, ou a produção de grãos de uma maneira geral", esclareceu.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Nielmar Oliveira

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.