Panorama
 
 
 

CETESB É ELOGIADA EM DOCUMENTO QUE AVALIOU O ACESSO À INFORMAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

24/03/2006 - ..."No site da CETESB, notícias sobre a emergência no caso da Billings foram encontrados facilmente após uma busca, havendo inclusive informações 'on line' sobre as emergências em curso. Houve cobertura da imprensa durante todos os dias da ocorrência e, em campo e na sede da agência, equipes atenderam a diversas rádios e TVs. Foram encontradas notícias em diversos jornais. Os textos têm como fonte a Assessoria de Comunicação da CETESB"....

..."O atendimento ao cidadão interessado em informações sobre emergências em pequena escala é bastante satisfatório, mas vale ressaltar que isso ocorre no Estado de São Paulo com a agência CETESB, que pode ser tratada como uma referência nesta área...".

Os textos acima foram extraídos da síntese dos estudos de caso do projeto "Acesso à Informação, Participação e Justiça Ambiental no Brasil", desenvolvido pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças - ABDL, em parceria com o ISA - Instituto Socioambiental.

O caso analisado acima foi uma ocorrência peculiar, explica Edson Haddad, gerente da Divisão de Gerenciamento de Riscos da CETESB: "Refere-se a uma mancha de óleo que atingiu a represa Billings em dezembro de 2004. Ao investigar durante dias qual seria a fonte poluidora, os técnicos identificaram um galpão suspeito, instalado na beira da represa. Com a ajuda da Polícia Militar arrombamos o estabelecimento e descobrimos um desmanche de caminhões roubados. O óleo diesel que atingiu a Billings fora retirado do tanque de um veículo roubado e descartado pelos criminosos no ralo do galpão. Esse descuido possibilitou à polícia desmantelar a quadrilha, com a ajuda da CETESB, é claro", brinca o gerente.

O trabalho realizado pelos dois órgãos, ABDL E ISA, teve a finalidade de avaliar a produção, circulação e qualidade de informações ambientais produzidas, além de considerar a facilidade de acesso à informação, linguagem utilizada, atendimento de solicitações externas e outros fatores.

Informado sobre o conteúdo do documento, o presidente da CETESB, Rubens Lara, afirmou estar muito satisfeito: "Recebo com muita alegria este resultado e tenho a certeza de que compartilho este sentimento com todos os funcionários que, direta ou indiretamente, participaram dessas ações".Lara destacou que a direção da empresa sempre teve, como princípio, assegurar a transparência das informações, não só acerca das 500 ocorrências registradas, em média, por ano no Estado, como das demais atividades desenvolvidas pela CETESB.

O documento avaliou, também, a divulgação dos dados obtidos pelo sistema de monitoramento da qualidade do ar da agência ambiental paulista, constatando que o resultado dos dados diários são facilmente acessados no site da empresa, que também contém diversos tipos de documentos e informações sistematizadas sobre o tema.

Em outro trecho o documento destaca de forma explícita o atendimento da assessoria de imprensa. "As informações solicitadas sobre parâmetros analisados, séries históricas e cobertura geográfica do monitoramento foram enviadas por e-mail e por correio após o estabelecimento de contato telefônico com a equipe interna responsável pela difusão de informações, um avanço raramente encontrado em outros órgãos ambientais e administrativos".

Para Jesuino Romano, gerente da Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar da CETESB, "esse tipo de retorno é muito interessante porque demonstra que, muitas vezes, a nossa avaliação interna pode ser muito rígida. O documento demonstra que algumas propostas da instituição estão sendo alcançadas, no sentido de a informação alcançar o interessado" disse.

Romano ponderou ainda sobre os benefícios decorrentes da parceria crescente entre as áreas técnicas e a área de comunicação da companhia. "Não sei se todos têm noção da importância desse trabalho que realizamos ao alimentar e enriquecer nosso site", conclui.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cris Olivette)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.