Panorama
 
 
 

CETESB FAZ INVENTÁRIO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NOS MUNÍCIPIOS DE SP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

22/03/2006 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB apresentou hoje (21/3), no Guarujá, o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2005, que aponta as condições em que se encontram os aterros sanitários, usinas de compostagem e outros sistemas de tratamento e disposição de resíduos em operação, em cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

A apresentação ocorreu durante os trabalhos do 50º Congresso Estadual dos Municípios, com a presença de Celso Giglio, presidente da Associação Paulista dos Municípios, que está promovendo o encontro. O presidente da CETESB, Rubens Lara, que fez a apresentação do inventário, salientou que a qualidade das condições de coleta e destinação de resíduos sólidos domiciliares no Estado vem evoluindo.
Trata-se, no seu entender, do resultado da conscientização cada vez maior dos prefeitos que administram os municípios e da própria sociedade que passa a cobrar uma melhor qualidade de vida. Lara lembrou que, de 2002 em diante, 637 dos 645 municípios paulistas foram atendidos pelos programas

oficiais na área de saneamento. “Nesse período, disse, o Governo do Estado destinou R$ 95,6 milhões para a implantação de aterros sanitários, aterros em valas, aquisição de caminhões, retroescavadeiras e tratores para a operação dos sistemas de destinação de resíduos.”

Em seguida, o engenheiro Aruntho Savastano Neto,assessor da Diretoria de Controle de Poluição da CETESB, fez uma exposição sobre a metodologia de elaboração do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares – 2005 e as finalidades do estudo. “A CETESB, disse, desenvolve vários trabalhos de levantamentos e avaliações das condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos sólidos domiciliares nos municípios e, a partir de 1997, passou a organizar e sistematizar as informações para a elaboração do inventário.”

O inventário foi elaborado com base em informações obtidas nas inspeções realizadas pelas 35 agências ambientais da CETESB, mostrando qual a destinação dada às 28 mil toneladas diárias de lixo domiciliar geradas, em 2005, nos 645 municípios paulistas. As informações obtidas são processadas para estabelecer a pontuação dos sistemas de coleta e tratamento de cada município, conforme as características locacionais, estruturais e operacionais.

A evolução e o acompanhamento dos índices no período compreendido entre 1997 e 2005, permite aferir o resultado das ações de controle da poluição ambiental desenvolvidas no Estado, e monitorar a eficácia dos programas de apoio técnico e financeiro oferecidos pelo governo. Uma das conclusões é de que, em 2005, 48,5% dos municípios no Estado tiveram suas instalações de disposição e tratamento de lixo enquadradas como adequadas, contra apenas 4,2% em 1997.

Outro ponto destacado pelo engenheiro é a evolução referente à quantidade de resíduos sólidos dispostos adequadamente, que passou de 10,9% do total gerado (ou 1.987 toneladas/dia de um total de 18.232 toneladas/dia), em 1997, para 80,2% (ou 22.423 toneladas/dia de um total de 27.971 toneladas/dia) em 2005.

O trabalho revela também que, em 1997, 77,8% dos sistemas municipais de tratamento de lixo eram classificados como inadequados. Esse índice, com decorrência das ações de controle e fiscalização da CETESB e das linhas de financiamento abertas pelo Governo do Estado, caiu em 2005 para 23,6% dos municípios.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.