Panorama
 
 
 

CMSE AVALIA RESULTADOS FINAIS DO HORÁRIO DE VERÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

21/03/2006 - O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, presidiu hoje (21/03) a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), na qual são tratados assuntos relativos ao suprimento de energia elétrica ao País.

Inicialmente, o Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentou as condições de atendimento eletroenergético do Sistema Interligado Nacional (SIN), consideradas satisfatórias, dentro das previsões e, portanto, sem riscos para o suprimento de energia elétrica em todo o País.

Em relação à região Sul, considerando que suas afluências apresentam-se abaixo dos valores esperados para o período, e que na região Sudeste são registrados vertimentos turbináveis (energia excedente), o CMSE autorizou o ONS a elevar os recebimentos de energia pela região Sul, sem comprometimento dos níveis de segurança do sistema.

Foram apresentados também pelo ONS os números finais dos benefícios da implantação do Horário de Verão (2005–2006). Os resultados superaram as estimativas iniciais. Na região Sul era esperado uma redução de demanda de 5,6%, e o resultado foi de 7%. Já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste o resultado esperado era de 4,6%, sendo registrada uma redução de demanda de 5%. As maiores reduções foram registradas nos estados do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul com 8,2% e 7,3%, respectivamente. Também em relação à redução da energia, os resultados foram satisfatórios e muito próximos dos projetados. Os resultados apresentados pelo ONS durante a reunião do CMSE confirmam a importância da adoção do Horário de Verão no País.

Os primeiros cálculos dos índices de severidade de algumas ocorrências registradas no sistema foram apresentados aos participantes da reunião. O atual estágio do trabalho permite afirmar que o setor elétrico brasileiro já dispõe de um indicador que possibilita mensurar a gravidade das ocorrências no sistema elétrico, criando assim uma escala importante para distinguir desligamentos regionalizados no sistema, de ocorrências de grandes conseqüências. A implantação do índice de severidade permitirá, ao longo do tempo, aperfeiçoar os mecanismos de avaliação do desempenho operacional do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Na última parte da reunião, CHESF e STN — concessionárias das linhas de transmissão em 500 kV Teresina II – Sobral III — apresentaram um relato sobre a ocorrência com quedas de torres ocorrida nos referidos circuitos no dia 19 de fevereiro de 2006. Foram mostrados os procedimentos adotados para o restabelecimento dos referidos circuitos, bem como, as ações tomadas e em andamento para evitar novos acidentes e minimizar o tempo de indisponibilidade das linhas de transmissão.

 
 

Fonte: Ministério de Minas e Energia (www.mme.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.