Panorama
 
 
 

CONSEMA MANTÉM HABILITAÇÃO DE CAXIAS DO SUL AO LICENCIAMENTO LOCAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2006

24/03/2006 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), na sua 83ª reunião, realizada nesta sexta-feira (24), aprovou a habilitação do município de Machadinho ao licenciamento ambiental das atividades de impacto local. Assim, sobe para 127 o número de municípios aptos a realizarem a emissão de licenças para empreendimentos que geram impacto dentro dos limites locais.

Na reunião também foi discutido amplamente o pedido da Ong Alga de Caxias do Sul para a desabilitação daquele município ao licenciamento ambiental local. O processo tramitou no Consema, pois a prefeitura emitiu diversas licenças fora do seu âmbito de competência no período de 2001 a 2004. O Ministério Público de Caxias do Sul acompanha o caso.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Ari Antônio Dalegrave, manifestou-se na reunião, afirmando que seria um retrocesso Caxias do Sul perder a municipalização do licenciamento, uma vez que o problema já foi sanado e o quadro técnico está melhor qualificado para a atividade. O presidente da Ong Alga, Geraldo Sosin, disse que “a desabilitação seria o caminho certo, mas ao mesmo tempo, seria uma punição à própria sociedade, então o mais adequado seria uma reabilitação do município”.

Seguindo orientação da Câmara Técnica de Gestão Compartilhada, o Consema colocou em votação e foi aprovado o arquivamento do processo de desabilitação por concluir que não persistem os fatos que motivaram as denúncias. No entanto, o município terá que apresentar ao Consema, até 1º de agosto, um relatório contendo as medidas tomadas diante das irregularidades, a situação anterior e a atual do licenciamento ambiental local. O Consema ainda solicitou que o relatório inclua manifestação do Ministério Público sobre o caso.

A reunião do Consema foi conduzida pelo seu presidente, Valtemir Bruno Goldmeier, conselheiro que representa a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.