Panorama
 
 
 

DECRETO CRIA DISAM E FORTALECE AÇÕES DO CNPT E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

(21/03/2006) - O Decreto no 5718/06, publicado no último dia 14, instituiu a Diretoria de Desenvolvimento Socioambiental (Disam) no quadro regimental do Ibama. Para o assessor da presidência Paulo Oliveira, o Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT) e a Coordenação de Educação Ambiental (CGEAM) ganham ainda mais força a partir da criação dessa nova diretoria. "O CNPT continua como centro especializado dentro do Ibama. A sua ação executiva passará a ser feita por uma coordenação geral. Teremos ainda uma uma coordenação que irá cumprir ações executivas tanto para o antigo CNPT quanto para a CGEAM, com foco na articulação das políticas gerais do governo brasileiro para as populações tradicionais e aquelas afetadas por obras de infraestrutura", afirmou Oliveira.

Segundo Oliveira o CNPT voltará a cumprir o papel de centro especializado dentro do Ibama, responsável pela gestão de um conselho que refletirá a articulação sócio-política das organizações e movimentos socioambientais brasileiros. "Pretendemos ainda criar uma rede de pesquisadores que dará suporte conceitual para as ações, quer da educação ambiental, quer do CNPT. A Disam foi criada como reconhecimento de que essas populações tradicionais e outras têm um papel fundamental na conservação do meio ambiente. O principal marco conceitual com a criação dessa diretoria é o da justiça ambiental. A estrutura da Disam garante um reforço grande para um melhor atendimento e para a implementação de novas reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável", destacou Oliveira.

Segundo Oliveira a educação ambiental já vem atuando junto com o CNPT na criação dos conselhos deliberativos nas reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável. Mas o trabalho será ampliado, com a criação de oficinas de capacitação de conselheiros. "Um exemplo típico é o da revitalização do rio São Francisco, na qual a educação ambiental já vem trabalhando com as populações de barranqueiros e o CNPT entra para dar esse reforço. No caso das reservas extrativistas, nas quais só o CNPT vinha trabalhando, a educação entrará dando reforço na formação dos conselhos e na capacitação dos conselheiros".

Para Oliveira, em aproximadamente um mês a Disam já estará com seu quadro de coordenação todo estruturado. "Uma vez isso definido, estaremos operando junto coma educação ambiental para retomar os programas indicativos de uma oficina de trabalho, realizada em janeiro de 2005. E essa oficina tinha como objetivo exatamente detalhar a missão e os marcos conceituais da Disam, que já existem mas só precisam ser atualizados e nivelados entre todas as coordenações. Isso tudo numa atuação afinada com as ações do Plano Plurianual (PPA). Mas a educação ambiental continua ainda por um tempo com as suas ações programadas, assim como o CNPT. A nossa meta é, até o final do ano, estar com todas as ações da Disam programadas, assim como programas, linhas, metas e política", destacou Oliveira.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.