Panorama
 
 
 

DEFESA DO CLIMA E DA BIODIVERSIDADE DEVE SER FEITA EM CONJUNTO PELOS GOVERNOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

24-03-2006 - Curitiba (PR) - A sociedade brasileira lança na CDB documento para discussão conjunta de mudanças climáticas e preservação de florestas tropicais

O Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) e o Observatório do Clima lançaram, nesta sexta, um documento alertando para a necessidade de ações urgentes para combater o impacto das mudanças climáticas na biodiversidade. O documento, divulgado na Conferência sobre Diversidade Biológica (CDB), será entregue para o presidente Lula neste domingo.

A interação entre o desmatamento e as mudanças climáticas pode ser particularmente prejudicial às florestas tropicais, fazendo com que elas entrem em um ciclo vicioso, onde o desmatamento é uma das causas do aquecimento global, e o aquecimento global por sua vez aumenta ainda mais a vulnerabilidade das florestas tropicais, que ficam mais sujeitas a incêndios e períodos prolongados de seca.

Segundo estudo da FAO de 2005, apenas sete países, entre eles o Brasil, perderam mais do que 71 milhões de hectares de florestas entre 11000 e 2000. Os outros países são Indonésia, Sudão, Zâmbia, México, República Democrática do Congo e
Myanmar. O desmatamento das florestas, quando feito por queimadas, libera na atmosfera uma grande quantidade de CO2, o principal gás do efeito estufa, e com isso contribui para a aceleração do processo de aquecimento global.

O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade do mundo e 75% de suas emissões de gases do efeito estufa são oriundas do desmatamento na floresta amazônica, tornando-se o quarto maior emissor do planeta.

“O desmatamento está se tornando uma fonte muito importante de emissões de gases de efeito estufa, e hoje estima-se que já seja responsável por algo entre 10% a 35% das emissões globais anuais”, disse Carlos Rittl, coordenador da Campanha de Clima do Greenpeace Brasil. “As mudanças climáticas podem afetar os ecossistemas e as espécies de diversas maneiras. A seca da Amazônia do ano passado pode ser apenas uma mostra do que pode acontecer no futuro”, disse Rittl.

Para o FBOMS, só será possível reverter o cenário atual se os países em desenvolvimento receberem apoio financeiro e tecnológico para conseguir implementar políticas públicas eficazes de conservação de suas florestas e redução das taxas de desmatamento. “A necessidade de financiamento é uma questão chave concernente à proteção de florestas tropicais. Considerando-se o que está em jogo, tanto em termos de valor de florestas intactas quanto da necessidade de se estabilizar o clima global, precisamos de mecanismos práticos de financiamento, tanto no âmbito da CDB, quanto no da Convenção do Clima”, concluiu Rittl.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.