Panorama
 
 
 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA É COMEMORADO COM DESTA E ANÚNCIO DE PROJETOS DE SUCESSO

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Março de 2006

23/03/2006 - Apesar das constantes ameaças aos recursos hídricos e da oferta de água potável e de qualidade no Planeta não acompanhar o crescimento do consumo, o Dia Mundial de Água foi comemorado com festa em Goiás pelos órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal instalados na capital. Durante a solenidade realizada no dia 22 de março, no auditório Costa Lima, da Assembléia Legislativa, o presidente da Agência Ambiental, biólogo e engenheiro agrônomo Osmar Pires Martins Júnior, ressaltou que, graças as ações desenvolvidas na área ambiental nos últimos anos, Goiás tem muito o que comemorar no Dia Mundial da Água.
Entre as ações da Agência Ambiental que visam a proteção do meio ambiente e, conseqüentemente, dos recursos hídricos, Osmar Pires destacou o levantamento completo da cobertura vegetal do Estado realizado pelo órgão. Esse levantamento permite a identificação de fatores que ameaçam os recursos hídricos, como a destruição de matas ciliares e da vegetação em volta das nascentes. A proibição do corte de madeira nativa para a produção de carvão, em vigor desde 2005, foi outra medida de preservação do meio ambiente citada pelo presidente, que destacou ainda a importância da parceria entre a Agência Ambiental e segmentos organizados da economia goiana.
"Essa parceria com os agentes econômicos possibilitou a criação de unidades de conservação, como o Parque Estadual da Mata Atlântica, que vai resguardar os últimos resquícios dessa vegetação em Goiás, e de parques municipais que preservam importantes nascentes", disse. Osmar Pires afirmou que parcerias como essa e a atuação conjunta dos órgãos ambientais, que deve ser intensificada a partir desta comemoração do Dia Mundial da Água, contribuem para transformar a realidade e proteger a natureza.
Um exemplo da importância da luta contra a degradação ambiental citado por Osmar Pires foi o trabalho que, na década de 90, evitou que a área que hoje abriga o Parque Vaca Brava fosse transformada no canteiro de obras de 12 edifícios. "Foi a luta da sociedade e dos órgãos ambientais em defesa do meio ambiente que evitou a construção desses prédios e garantiu a preservação da área", recordou Osmar Pires, que na época era secretário Municipal de Meio Ambiente de Goiânia.
O secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, José Maria Baldino; o secretário Municipal de Meio Ambiente de Goiânia, Clarismino Luiz Pereira Júnior; o representante da Saneago, Maurício Roriz; o secretário Extraordinário da Agenda 21, Paulo de Souza Neto, e o superintendente substituto do Ibama, Carlos Roberto de Oliveira, também participaram da solenidade de comemoração do Dia Mundial da Água, coordenada pela deputada estadual e presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Onaide Santillo. Todos ressaltaram a necessidade e importância da preservação dos recursos hídricos e destacaram o que cada órgão vem fazendo neste sentido.
A Semma citou, por exemplo, que passará a exigir o licenciamento ambiental para a abertura de poços artesianos na cidade. Carlos Roberto de Oliveira ressaltou que o Ibama está festejando a recuperação da mata ciliar do manancial que abastece Luziânia e José Maria Baldino anunciou a liberação de cerca de R$ 2,5 milhões do Fundo Estadual do Meio Ambiente para a execução de 19 projetos de recuperação de nascentes em Goiás. Também empossou a diretoria provisória do Comitê das Bacias dos Rios Turvo e dos Bois. O superintendente de Geologia e Mineração da Secretaria Estadual da Indústria e Comércio, Luiz Fernando Magalhães, que também participou das comemorações, apresentou o mapa hidrogeológico de Goiás elaborado pelo órgão e que deve embasar projetos de utilização dos recursos hídricos.
Além da solenidade realizada na Assembléia Lesgislativa, que reuniu estudantes, deputados, representantes de órgãos ambientais e de organizações não-governamentais, a data foi celebrada com um evento educativo realizado no Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco. Cerca de 80 estudantes participaram do evento e assistiram a apresentações, como a análise de amostra de água, feita pelo gerente de Monitoramento Ambiental da Agência Ambiental, Eurivan Mendonça, e técnicos do órgão.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rosane Rodrigues da Cunha)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.