Panorama
 
 
 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: DESAFIOS E AVANÇOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

22.03.2006 - O diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado, acompanhado da Secretária-Geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, e da representante dos Povos Indígenas Elisabete Xerente, visitou hoje a Exposição Itinerante Água para a Vida, Água para Todos, do WWF-Brasil, instalada na Oitava Conferência das Partes (COP8) da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Curitiba. A visita aconteceu na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março. O Brasil concentra 13,7% de toda a água doce disponível no Planeta. É importante lembrar que menos de 1% de toda a água do mundo é adequada ao consumo humano. Apesar da situação razoavelmente confortável, o País ainda precisa avançar na proteção dos recursos hídricos, especialmente nos centros urbanos.
“O Brasil deu, este ano, um passo importante para a gestão da água: a aprovação do Plano Nacional de Recursos Hídricos. O importante, agora, é implementar este plano, elaborado pelos governos, pela sociedade civil e por usuários, e que oferece diretrizes para a gestão dos recursos hídricos brasileiros”, disse Denise Hamú.
Machado destacou a difícil tarefa do Brasil para fazer face aos problemas relacionados aos recursos hídricos no País. “Ainda precisamos combater a poluição, o desperdício e a destruição de rios e mananciais”, disse. Ele acrescentou que o caminho é a implementação do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos no País. “Precisamos implementar os comitês de bacia, as agências de águas, enfim, todo o sistema de gerenciamento de recursos hídricos brasileiros”, acrescentou.
Elisabete Xerente, educadora indígena do Tocantins, representante dos Povos Indígenas, disse aos alunos que visitavam a exposição que tudo aquilo que a população urbana faz de suas águas se reflete nas aldeias. “Os rios são vivos e estão doentes. Nossas crianças adoecem também”, disse ela.
Cerca de 30 crianças participaram da palestra e depois seguiram para o espaço aldeia da COP8, onde conversaram com outras lideranças indígenas.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.