Panorama
 
 
 

IBAMA MULTA SYNGENTA EM R$ 1 MILHÃO E VAI PEDIR DESTRUIÇÃO DE CAMPO EXPERIMENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

21-03-2006 – Curitiba - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou nesta terça a empresa suíça Syngenta em R$ 1 milhão por causa de um cultivo experimental de soja transgênica da empresa nas áreas de segurança (zona de amortecimento) do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Na semana passada, a multinacional de sementes alegou ter as licenças ambientais exigidas pelo Ibama para realização dos testes com transgênicos, e enviou ao órgão um fax em nome da CTNBio, alegando “que os experimentos da Syngenta foram aprovados”. O fax não tem nenhum valor legal dentro do processo de acusação.

Apesar da “defesa” da multinacional, o Ibama autuou a empresa. Em nota à imprensa, o superintendente do órgão “entendeu que os argumentos da Syngenta não foram suficientes para se sobrepor à legislação brasileira e não cumprir com seus comandos”. O Ibama solicitou hoje mesmo autorização judicial para a destruição de todos os plantios de transgênicos da fazenda experimental.

“Segundo a Lei n. 10.814/2003, no seu artigo 11, fica expressamente proibido o plantio de OGMs nas áreas de Unidade de Conservação e respectivas zonas de amortecimento. Em uma dessas zonas se encontrava o plantio experimental de OGMs da Syngenta”, disse Gabriela Couto, bióloga, coordenadora da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace. “Além de ser ilegal, o cultivo da Syngenta é uma ameaça a toda biodiversidade encontrada no Parque.

O Parque Nacional do Iguaçu é reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, que é reconhecido como uma das áreas megadiversas do planeta. Nesta
quarta, dia 22, diversas ONGs presentes na COP 8 e membros da Via Campesina de países como Canadá, México, Espanha, França, Paraguai e Argentina vão ao campo da Syngenta prestar solidariedade aos agricultores que ocuparam a área na semana passada.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.