Panorama
 
 
 

JOVEM AGRADECE MINISTRA PELA CRIAÇÃO DA “VERDE PARA SEMPRE”

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

Curitiba (21/03/06) – A jovem Cláudia Maciel agradeceu ontem a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pela criação da Reserva Extrativista Verde para Sempre, em Porto de Moz (PA). “Quero, de coração, agradecer à senhora ministra por ter se preocupado com o povo e as futuras gerações deste País e ter criado a reserva”, disse a integrante do movimento “Jovens pelas Florestas”, do Greenpeace, em discurso durante a Oitava Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP 8).

A ministra e a jovem se conheceram na COP 7, realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2004. No encontro, Claudia reivindicou a criação da reserva para proteger as comunidades tradicionais e impedir que grandes madeireiras, fazendas de gado e grileiros continuassem invadir a floresta. Nove meses depois, nasceu a reserva de 1,3 milhão de hectares.

Reserva extrativista é uma das categorias de unidades de conservação. Ao contrário das áreas de proteção integral, nas reservas permite-se o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades tradicionais. Entre 2004 e 2005, o governo brasileiro transformou estrategicamente 15 milhões de hectares da Amazônia em unidades de conservação para combater o desmatamento. “Delegados do mundo todo: considerem isso como um bom exemplo....Proteger a biodiversidade e as florestas não é impossível”.

Claudia entregou à ministra uma réplica da ampulheta gigante instalada no salão de entrada do Centro de Convenções Expo Trade. A ampulheta mostra animias e plantas sendo transformados em dinheiro. “Por favor, vire-a ao contrário aqui em Curitiba. Nós precisamos de dinheiro para salvar as florestas e os oceanos!”, apelou Clara Buer, outra jovem integrante da ONG que discursou na COP 8.

A ministra do Meio Ambiente, que preside a COP 8, devolveu a provocação das “Jovens pelas Florestas” para o plenário composto por representantes de 188 países. “As manifestações aqui feitas nos insta a responder se vamos trabalhar fortemente para resolver os problemas ou vamos deixá-los para as gereções que nem nasceram.” A ministra conclamou os participantes da COP a se conscientizarem da urgência de se implementar medidas para que se cumpram as metas da Convenção de Diversidade Biológica.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.