Panorama
 
 
 

LANÇADA OBRA QUE VAI DESASSOREAR LAGO DO PARQUE DAS NAÇÕES

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Março de 2006

22/03/2006 – Os secretários de Coordenação Geral do Governo, Raufi Marques e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, assinaram às 14 horas de hoje ordem de serviço para início da obra de desassoreamento do lago principal do Parque das Nações Indígenas. O lago recebe continuamente sedimentos arrastados pela enxurrada, da parte alta da cidade, causando o assoreamento e diminuindo o nível de oxigenação da água, o que pode levar os peixes e outros seres aquáticos à morte.

O governo do Estado vai investir R$ 1,17 milhão para desassorear o lago principal. Para tanto, será primeiramente construído um lago dissipador de energia, mais acima, na confluência dos córregos Prosa e Reveillon, além de barragens para conter a força das águas e segurar os sedimentos.

Em seguida será feita a dragagem e recomposição da vegetação do lago principal. A previsão é concluir os trabalhos em 180 dias, mas o secretário José Elias Moreira acredita que em cinco meses as obras já tenham terminado.

O lago de contenção terá cerca de 7 mil metros quadrados de lâmina d’água. A localização é estratégica, já que é pelo lago Reveilleau que chega a maior parte dos sedimentos arrastados pela enxurrada. A situação se agravou depois da abertura de novas ruas na parte alta da cidade, observa o secretário José Elias Moreira. ”Toda a interferência feita nas regiões altas que o circundam o parque acaba causando algum tipo de impacto no lago”, frisou.

Raufi Marques lembrou que com esse investimento, o governo do Estado demonstra a preocupação com a preservação do meio ambiente e faz o que lhe compete para sanear o lago. “O governo está preocupado com o assoreamento do lago e tomou decisões para corrigir o problema e evitar que a situação piore.”

A ordem de serviço para início da obra coincidiu com o Dia Mundial da Água, e não foi por acaso. “O córrego Prosa é testemunha da história de Campo Grande. Portanto o governo do Estado tem interesse em mantê-lo vivo, assim como o córrego Segredo. Foram criados pelo governo duas reservas ambientais para proteger as nascentes desses córregos, e com essa obra lançada hoje, mais outras obras conjugadas que solicitamos à Prefeitura, estaremos garantindo a sobrevivência desse manancial”, disse José Elias.

Participaram do ato o promotor de Meio Ambiente, Alexandre Rasslan, os coordenadores nacional e estadual do Programa Pantanal, Paulo Guilherme Cabral e Job Abrão, respectivamente, o gerente de Recursos Hídricos da Sema, Walderi Dias, entre outras autoridades.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.