Panorama
 
 
 

LANGONE: “REGULAÇÃO DE PESCA DEVE PERMANECER COM ÁREA AMBIENTAL”

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

Curitiba (24/03/06) - O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, defendeu hoje que a regulação dos recursos pesqueiros no Brasil deve continuar sob responsabilidade da área ambiental. Durante lançamento do livro “Brasil Conservação Marinha: Nossos Desafios e Conquistas”, Langone afirmou que o setor pesqueiro precisa reconhecer que há limites para exploração comercial dos peixes. “É um equívoco imaginar que o Brasil possui abundância de recursos pesqueiros”.

Recentemente, o Programa "Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva" (REVIZEE) concluiu levantamento pormenorizado dos peixes na costa brasileira. O estudo aponta grande diversidade, mas revela que muitas espécies estão sob ameaça por serem alvo excessivo de pesca. É o caso do pargo, do vermelho e da sardinha. O estudo, diz Langone, reforça a necessidade de políticas voltadas à proteção dessas espécies.

O presidente do Ibama, Marcus Barros, primeiro a discursar no lançamento do livro no Centro de Convenções da Expo Trade, em Curitiba, enfatizou que o “instituto tem trabalhado nos últimos 17 anos de modo expressivo para salvaguardar o uso de recursos marinhos”. Ele ressaltou a importância de se registrar em livro as experiências e pesquisas pelos projetos Tamar, Peixe-Boi Marinho - ambos do Ibama -, Baleia Franca, Baleia Jubarte e Golfino Rotador (estes desenvolvidos por organizações parceiras).

Esses projetos são orgulho para o Brasil e podem, na opinião de Barros, servir de modelo a outros países. O livro de 180 páginas, patrocinado pela Petrobrás, traz relatos e fotos do trabalho de conservação de tartarugas, peixes-bois marinhos, golfinhos e baleias franca e jubarte. “O livro sistematiza experiências institucionais de novo modelo de gestão tripartite que envolve governo, iniciativas privadas e sociedade civil”, definiu Langone.

O acúmulo de informações sobre as espécies pesquisadas tem sido considerado também em processos de licenciamentos de empreendimentos de petróleo e gás em alto-mar. O Ibama excluiu da licitação um bloco de petróleo que causaria fortes impactos no Parque Nacional de Abrolhos. O gerente-geral da Refinaria Presidente Getúlio Vargas em Araucária/Petrobrás, João Adolfo Oderich, explicou porque a empresa investe em projetos ambientais, a exemplo dos relatados no livro sobre conservação marinha. “A Petrobrás entende que deve prestar contas do impacto de sua atividade”.

A cerimônia de lançamento do livro foi animada pelo grupo musical “Os Matutos”, que tocaram chorinho e maxixe, ritmos genuinamente brasileiros, e atraíram a curiosidade de estrangeiros e participantes da Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8).

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.