Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDA CANCELAMENTO DA NOMEAÇÃO DE NOVO PRESIDENTE DA CTNBio

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

23-03-2006 - Brasília (DF) - Em resposta à representação de ONGs, Ministério Público solicita que Ministro da Ciência e Tecnologia suste a nomeação de Walter Colli e sua suplente até que as irregularidades no processo de indicação sejam esclarecidas

O Ministério Público Federal recomendou que o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, suste as nomeações para a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) até que as irregularidades apontadas por quatro ONGs sejam esclarecidas. A ação do Ministério Público atende à representação encaminhada pelo Greenpeace, Terra de Direitos, ASPTA e AAO no último dia 17 de fevereiro, denunciando o procedimento irregular adotado pelo Ministério da Saúde para indicação de representantes da sociedade civil na área da saúde.

A nomeação do médico Walter Colli para presidente da CTNBio, feita pelo ministro da Ciência e Tecnologia no dia 16 de fevereiro, foi realizada a partir de lista tríplice encaminhada a Sérgio Rezende pelos membros da comissão. Walter Colli, que encabeçava a lista tríplice por apenas um voto, foi indicado de forma irregular como representante da sociedade civil pelo Ministério da Saúde, para compor a CTNBio.

“O Ministério da Saúde simplesmente atropelou o processo. Ao invés de ouvir as organizações da sociedade civil, como determina o decreto que regulamenta a Lei de Biossegurança, consultou apenas o Conselho Interno de Biossegurança, que é um órgão vinculado ao próprio Ministério”, disse Gabriela Vuolo, da campanha de engenharia genética do Greenpeace.

O nome indicado pelo ministério deveria ter sido escolhido a partir de uma lista elaborada pelas organizações da sociedade civil da área de saúde, que, ao que consta, não foram consultadas. Walter Colli pertenceu à antiga CTNBio e é relator de dois processos de liberação comercial de milho transgênico resistente a lagarta (Milho Bt11 e Milho ICP-4), ambos da empresa Syngenta.

“Se necessário, vamos questionar judicialmente a indicação de Walter Colli na CTNBio, abrindo o precedente para o Poder Judiciário anular os atos e decisões desta nova comissão”, completou Gabriela.

O MCT, que abriga a CTNBio, já respondeu ao pedido de informaçoes do Ministério Público, afirmando que a indicaçao é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O Ministério Público Federal solicitou nesta semana esclarecimentos ao Ministério da Saúde, que ainda não divulgou resposta.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.