Panorama
 
 
 

NOVO SISTEMA DE LICENCIAMENTO BENEFICIA EMPREENDIMENTOS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

24/03/2006 - Para beneficiar as pequenas e microempresas, a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, lançou hoje (23/03), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, o Sistema de Licenciamento Simplificado - SILIS. Trata-se de um sistema informatizado com certificação digital pela Internet, que promove a simplificação do processo de licenciamento ambiental de empreendimentos de baixo potencial poluidor.

O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, presidente da CETESB, Rubens Lara, presidente da FIESP, Paulo Skaf, e outros. Alckmin enfatizou os ganhos alcançados por meio da tecnologia, citando exemplos como o “pregão eletrônico”, que propiciou uma economia da ordem de R$ 6,3 bilhões ao Estado, o Governo Eletrônico e outros. O Brasil , disse, é o 115º país no mundo em facilidade de licenciamento ambiental. “Por isso, a simplificação do processo de licenciamento constitui um grande avanço, atendendo ao nosso compromisso que é o da

eficiência em todas as áreas, como a do meio ambiente”, concluiu. Para o secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, tratou-se de um esforço para conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. “As modiicações introduzidas no processo de licenciamento beneficiam os pequenos empreendedores”, explicou. O presidente da CETESB, Rubens Lara, lembrou que o SILIS insere-se na linha de atuação do governo, aproximando o Estado do setor produtivo. “O processo, além de reduzir custos para a CETESB, traraá maior agilidade na expedição de licenças ambientais a empreendimentos de baixo potencial poluidor, reduzindo o prazo atual de 90 dias para 15 dias”, enfatizou. A CETESB deverá, ainda, propor por meio de decreto a redução da taxa de licença em até 50%.

Outra vantagem apontada por Lara é o fato dos técnicos da CETESB se liberarem do grande volume de processos que envolvem os pequenos empreendimentos, dedicando maior tempo no exame dos processos de licenciamento que envolvem médio e grande impactos. Serão beneficiados empreendimentos como marcenarias, serralherias, pequenas indústrias de calçados e de material plástico, entre outras.

Solicitação via Internet

O engenheiro Júlio Cézar Dornellas, da Diretoria de Controle de Poluição Ambiental, fez uma apresentação do SILIS para o governador Geraldo Alckmin, explicando que o novo sistema consiste na solicitação do licenciamento, pela Internet, encaminhamento dos documentos necessários via correio (opcionalmente o usuário pode entregar a documentação diretamente nas agências da CETESB) e, após análise da agência ambiental e concessão da licença, retirada da mesma, por meio de “douwnload” no site da CETESB.

Por meio do SILIS, as Licenças Prévia, de Instalação e de Operação serão concedidos com a emissão de apenas um documento, contendo a assinatura digital, certificada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - IMESP, que poderá ser impresso e ter sua autenticidade verificada na página da CETESB na Internet. Além disso, o SILIS também será utilizado, por empreendimentos de baixo potencial poluidor, para a renovação da Licença de Operação.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Pedro Calado

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.