Panorama
 
 
 

ÓRGÃOS AMBIENTAIS FIRMAM PARCERIA PARA COMEMORAR O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Março de 2006

21/03/2006 - A Agência Goiana do Meio Ambiente (Agência Ambiental), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), além da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa (Cemarh) e da Saneamento de Goiás (Saneago), firmaram uma parceria inédita para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Com esse trabalho conjunto, os órgãos ambientais querem chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação dos recursos hídricos e mostrar um pouco do que vem sendo feito em Goiás neste sentido.

A programação do Dia Mundial da Água foi dividida em duas etapas. Uma delas acontecerá a partir das 14 horas, no Auditório Costa Lima, da Assembléia Legislativa. O gerente da Gerência Executiva do Ibama em Goiás, Ary Soares dos Santos, o titular da Semarh, José Maria Baldino, o presidente da Agência Ambiental, Osmar Pires Martins Júnior, o titular da Semma, Clarismino Luiz Pereira Júnior, e o presidente da Saneago, Daniel Domingues, vão enfocar as ações de cada órgão em defesa da preservação e da garantia da qualidade da água em Goiás. A mesa redonda será coordenada pela presidente da Cemarh, deputada Onaide Santillo.

Simultaneamente, um grupo de cerca de 80 alunos de 5ª à 8ª série do Colégio Estadual Oscar Ribeiro, participará de uma série de eventos ao ar livre no Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco, também organizada pelo Ibama, Semarh, Agência Ambiental, Semma e Saneago. Os estudantes vão visitar algumas áreas do parque e assistir a uma apresentação sobre a reserva.

Em seguida, acompanharão uma apresentação cultural sobre a água preparada por equipes do Ibama e a exibição de um vídeo ambiental pela Semma. Técnicos da Agência Ambiental vão demonstrar como o órgão faz a análise da água dos rios goianos e a Saneago apresentará um teatro de fantoches enfocando os recursos hídricos. Os estudantes também vão receber materiais educativos e uma cartilha elaborados pela Semarh.

A comemoração conjunta do Dia Mundial da Água, além de reforçar a parceria dos órgãos ambientais, pretende também fortalecer o trabalho de conscientização da população sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos e do uso racional da água.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial cresce a cada ano, mas o volume de água disponível para o consumo humano no planeta não. Há 2000 anos, a população da Terra correspondia a 3% da população atual (cerca de 6 bilhões de pessoas ) e a disponibilidade de água no planeta era mesma encontrada hoje. Ou melhor, maior do que a encontrada atualmente, já que devido à poluição e à degradação ambiental registradas ao longo dos anos, vários mananciais já não apresentam água própria para o consumo humano.

Atualmente, segundo a ONU, o ser humano utiliza 54% da água doce acessível dos rios, lagos e aqüíferos. Se esse consumo continuar aumentando no ritmo atual, dentro de 25 anos a humanidade absorverá 90% da água doce disponível no planeta, deixando apenas 10% para as outras espécies.

O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo, sendo que 70 % da água disponível para uso estão localizados na Região Amazônica e o restante está distribuído desigualmente pelo País, para atender a 93% da população.

Em muitos países, inclusive em regiões do Brasil, uma parcela da população já sofre com a escassez de água. Estatísticas da ONU revelam que aproximadamente 1 bilhão de pessoas não tem acesso a água tratada e que a falta de água limpa causa a morte de 4 milhões de crianças por ano em todo o mundo, vítimas de doenças como a cólera e a malária. O Dia Mundial da Água foi instituído, em 1993 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, justamente para alertar a população sobre os riscos e os danos de uma possível escassez do produto.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rosane Rodrigues da Cunha)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.