Panorama
 
 
 

PAÍSES AMAZÔNICOS DEVEM MONTAR PROJETO CONJUNTO PARA ÁREAS PROTEGIDAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

23/03/2006 - Os países amazônicos deverão elaborar um projeto em comum para tratar das áreas protegidas (APs) da região. Essa foi a principal decisão tomada durante reunião com representantes dos ministérios de Meio Ambiente, realizada nos últimos quatro dias, na 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8), em Curitiba. O Brasil tem o Plano Nacional de Áreas Protegidas, que já foi recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e deverá ser insitituído por decreto presidencial.
No final de agosto será apresentada a primeira versão do projeto conjunto. Depois, os países deverão se reunir para discutir o conteúdo do texto. Eles se comprometeram também em fazer uma avaliação do estado do conhecimento a respeito das APs, detalhando informações sobre o tipo de cada área, a quantidade delas na região, como são mantidas, que setores participam da gestão, como é feito o manejo e o monitoramento. Também haverá cooperação entre países vizinhos, já que o ecossistema não tem fronteira.
A troca de informações, a realização de estudos sobre o impacto de projetos de desenvolvimento nos biomas, a articulação de diferentes setores para preservação das APs, a participação das comunidades locais e a construção de um banco de dados sobre a região amazônica também foram assuntos discutidos no evento.
O plano brasileiro para APs contém objetivos e metas para áreas terrestres e marinhas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Ele representa um compromisso que o governo assumiu de implementar o Programa de Trabalho sobre Áreas Protegidas da Convenção sobre Diversidade Biológica. É resultado de dois anos de discussão entre órgãos governamentais, não-governamentais e movimentos sociais. Ele será apresentado durante o Dia Brasil, no sábado (25), também em Curitiba.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.