Panorama
 
 
 

PARA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTURA ORGÂNICA, REUNIÃO SOBRE BIOSSEGURANÇA FOI DECEPCIONANTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

19/03/2006 - Brasília – Na opinião da ambientalista Marijane Lisboa, consultora da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e professora de relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3), encerrada ontem (17) em Curitiba (PR), foi "decepcionante".

A afirmação se refere ao acordo feito pelos 97 países membros do protocolo, que decidiram postergar para 2012 a obrigatoriedade do uso do termo "contém" no comércio internacional de organismos geneticamente modificados (OGMs). Até lá, alguns países signatários - aqueles com tecnologia suficiente para identificar os produtos - usarão o termo "contém" e os que ainda não possuem capacidade técnica adotarão o termo "pode conter".

"O que se esperava é que agora fosse obrigatório que todo o movimento de transgênicos fosse claramente identificado, e o que se fez foi adiar tudo isso para 2012, ou seja, durante esse período vamos ter muita contaminação por transgênicos em muitos países do mundo", critica Marijane.

Segundo a ambientalista, a participação do Brasil na MOP-3 foi melhor do que na MOP-2, que aconteceu no ano passado em Montreal, no Canadá. "O Brasil em Montreal fez o que agora fez o México aqui. Mas de qualquer forma a proposta brasileira foi muito tímida muito pior do que se podia esperar, e nessa timidez da proposta brasileira evidentemente se reflete a força do setor de agronegócios dentro do governo brasileiro", afirma.

De acordo com Rubens Nodato, gerente de recursos genéticos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Brasil, ao declarar oficialmente o apoio à rotulagem obrigatória dos transgênicos, iniciou um processo importante que vai terminar daqui a seis anos. "A identificação deve ser feita a partir de agora", afirmou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Irene Lôbo

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.