Panorama
 
 
 

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL É DESTAQUE
BRASILEIRO NA GESTÃO DA ÁGUA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

22/03/2006 - Brasília – O Plano Nacional de Recursos Hídricos foi apresentado hoje (23), na cidade do México, como a principal política do governo brasileiro para o setor. A apresentação foi feita no 4º Fórum Mundial das Águas, pelo Cláudio Langone, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente.

Langone disse que o Brasil se destacou no fórum porque é o único país latino que tem o seu plano nacional de recursos hídricos pronto e com um processo participativo amplo. Ao trazer essa novidade de um projeto com uma visão de médio e longo prazo, tenta superar uma das principais polêmicas que lideraram os outros fóruns: a forte pressão de alguns países e empresas pela privatização dos serviços de água e esgoto.

Há quase dez anos o Brasil aplica a Lei das Águas, juntamente com as leis estaduais de recursos hídricos, os conselhos nacionais e estaduais de recursos hídricos, os comitês de bacia, o processo de outorga pelo uso da água, e inicia agora o processo de cobrança pelo seu uso em algumas bacias e de diálogo com a população. Para o secretário, faltava a participação da sociedade brasileira em relação às prioridades do país para o uso da água, considerando os diferentes interesses, usos e necessidades: "O diálogo entre esses grupos poderá compatibilizar e estabelecer as metas que o país deve ter em relação aos recursos hídricos".

O assunto também está em discussão em Pinhais (PR), onde acontece a 8ª Conferência das Partes da Diversidade Biológica (COP-8). Mário Mantovani, diretor de Mobilização da COP, afirma que ainda é preciso lutar pela qualificação da sociedade, para que ela participe efetivamente das decisões dos comitês de Bacias. A França foi o modelo inspirador para a política de água brasileira, que coloca a gestão participativa como pilar fundamental. Mas há outros países que se inspiram mais no modelo inglês, onde as políticas públicas da água são mais centralizadas, com menor participação das comunidades.

O sistema de gestão de água no Brasil é descentralizado e participativo e "nós temos a visão de que a água é um bem público", de acordo com o secretário do Ministério do Meio Ambiente. Ele descreve o comitê de bacia como "uma espécie de parlamento das águas em cada bacia hidrográfica, seja ela estadual ou federal." Segundo ele, o brasileiro ganha com uma gestão adequada, com uma política para preservar um dos maiores recursos do país, já que a água é um alimento fundamental para desenvolvimento.

Langone ressaltou também que o Plano de Recursos Hídricos brasileiro tem o desafio de aumentar o investimento em saneamento do país e na destinação adequado do lixo, na eficiência do uso da água para a produção industrial e principalmente de uma forte mudança nas nossas políticas de irrigação.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Milena Assis

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.