Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE AFIRMA QUE PRIVATIZAÇÃO NÃO É SOLUÇÃO PARA ÁGUA E ESGOTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

22/03/2006 - Brasília – A privatização da água e do tratamento de esgoto não resolve os problemas de quem não tem acesso a esse serviço público, segundo Cláudio Langone, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente. Langone está hoje (22) no México, onde participou do IV Fórum Mundial das Águas no México.

Segundo ele, a privatização "não pode ser vendida como a saída milagrosa para todos os males", apesar de em algumas situações serem necessárias parcerias com empresas privadas. Na Argentina, onde foi testada, essa política não deu certo. "Precisamos avançar em apoio e agenda internacional, e por isso estamos assinando um acordo de cooperação entre América Latina e União Européia com troca de experiências e com investimentos para qualificá-los na gestão da água", diz.

Participante do Fórum das Águas, o boliviano Pablo Solón diz que há uma proposta de declarações feita pela Bolívia em que destaca a prioridade dos ministros de todos os países presentes declararem a água como um direito humano, como propriedade ambiental e que permaneça um bem público, sem a privatização dos serviços. "Desejamos também que o Fórum seja aberto para sociedade civil, campesinos e pobres de todo o mundo," complementou.

De acordo com a coordenadora do Programa Rede de Águas, Malu Ribeiro, o Fórum também abordou temas como o desmatamento em países como o Brasil, que detêm muita água, mas tem poluição e não investe em parques e conservação das florestas. Sobre a cobrança da água, Malu afirma que já é uma realidade na maioria dos países, como Costa Rica e Guatemala, onde os recursos desse uso estão destinados para ações locais de reflorestamento e reposição ciliar, parques e conservação de mananciais.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Milena Assis

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.