Panorama
 
 
 

REJEIÇÃO AOS TRANSGÊNICOS TERMINATORS: UMA VITÓRIA DA SOCIEDADE CIVIL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

24-03-2006 - Curitiba (PR) - Uma grande coalização de movimentos de trabalhadores rurais, populações tradicionais e ONGs celebram hoje a firma rejeição contra tentativas de enfraquecer a moratória contra os terminators

Hoje o presidente do grupo de trabalho que está tratando do tema sobre as sementes transgênicas ‘terminators’, na 8ª Reunião das Partes (COP 8) da Conferência sobre Diversidade Biológica (CDB), anunciou a rejeição do texto que tentava enfraquecer a moratória hoje vigente contra a tecnologia que produz plantas com sementes estéreis.

O texto rejeitado tentava colocar a expressão ‘caso a caso’ para permissão de experimentos com os ‘terminators’. A Austrália, o Canadá e a Nova Zelândia, apoiados pelos Estados Unidos, que não fazem parte da Covenção, e pelas maiores indústrias de biotecnologia do mundo, estavam tentando modificar o texto da moratória para que, na prática, fosse permitido experimentos em campo com a tecnologia de sementes transgênicas suicidas.

“Acabar com a moratória sobre as sementes terminator seria um ato suicida com a credibilidade desta convenção e dos seus países membros”, afirmou Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace. “Quem sai ganhando é a biodiversidade, a biossegurança e principalmente os 1,4 bilhões de trabalhadores rurais que dependem da agricultura familiar e de sua própria produção de sementes para sobreviver”, concluiu.

Os terminators, ou GURTS (na sigla em inglês para tecnologias genéticas de uso restrito), são um tipo de engenharia genética feita por multinacionais que produz sementes originando plantas estéreis, que não podem se reproduzir. Como há uma grande taxa de contaminação genética de lavouras convencionais por sementes transgênicas, muitos lavradores teriam seus cultivos contaminados, não podendo mais produzir sementes de sua própria lavoura, prática feita por mais de um bilhão de agricultores em todo o mundo.

“Essa decisão é um grande passo para a Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos”, disse Maria Rita Reis, da ONG Terra de Direitos. “E reafirma a lei brasileira que proíbe essa tecnologia, que é uma ameaça direta à vida, a cultura e a identidade de muitos povos no mundo todo”, concluiu.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.