Panorama
 
 
 

AUTORIDADES E TRABALHADORES RURAIS INICIAM PLANTIO DE 10 MIL ÁRVORES

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

30/03/2006 - O secretário executivo da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), o diplomata Ahmed Djoghlaf, disse nesta quarta-feira (30), no Parque Newton Freire Maia, durante o inicio do plantio de 10 mil árvores em contribuição ao seqüestro do gás carbônico (CO2) emitido durante a realização dos eventos da ONU, que jamais viu tamanha participação do público e de autoridades locais em uma Conferência das Partes como nesta, que está sendo realizada no Paraná.

“Nunca tivemos em um Congresso das Nações Unidas um governador decidindo plantar 90 milhões de árvores para a Mãe Natureza. Obrigado pela sua ajuda governador Requião”, agradeceu o secretário Ahmed. Ele finalizou seu discurso anunciando que na próxima sexta-feira (31) estará reunido com a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a africana Wangari Maathai, quando os delegados da COP8 assinarão um acordo para plantar 40 milhões de árvores na África e outro acordo para o plantio de oito milhões de árvores no Paraná.

Cerca de oito mil pessoas – entre membros da Via Campesina nacional e internacional, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e autoridades - participaram do plantio inicial de duas mil árvores, no bacia do Iraí. Foram plantadas apenas espécies nativas como bracatinga, aroeira, maricas, guricacas, pessegueiro bravo e araucária. Participaram ainda do evento o idealizador da Carta da Terra, frei Leonardo Boff, e o líder do nacional do MST, João Pedro Stédile.

Exemplo - As demais oito mil mudas serão plantadas no início da primavera – período propício para o plantio de espécies nativas. A experiência do Paraná com o projeto de seqüestro do carbono poderá ser exemplo para a 11ª Reunião das Partes da Conferência para Mudanças Climáticas, realizada em Montreal. O projeto está sendo coordenado pela Sanepar, com o apoio da organização não-governamental The Green Initiative.

A Ministra do Meio Ambiente Marina Silva foi representada no evento pelo secretário nacional de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, que considerou a iniciativa paranaense fundamental para a recuperação de áreas degradas. “O Paraná, como o restante do Brasil, tem uma grande necessidade de recuperação. O plantio das mudas é bom para o meio ambiente, para a biodiversidade e para o povo”, disse Capobianco.

O evento marcou ainda o recorde paranaense do Programa Mata Ciliar, que totalizou 40 milhões de árvores plantadas. O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, enumerou os programas ambientais que vêm sendo desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Agricultura e fez questão de deixar claro que o mais importante na campanha não é o estabelecimento de recordes e sim “a elevação do nível de consciência da população em relação a necessidade de que essa recuperação ambiental seja feita no Paraná”.

BOX - Programa Mata Ciliar já plantou 40 milhões de mudas de árvores nativas

O Programa visa a recomposição da vegetação que protege às margens dos principais rios do Estado, bacias hidrográficas, mananciais de abastecimento público, Unidades de Conservação, reservatórios de usinas hidrelétricas e bacias dos rios que integram os corredores de biodiversidade.

Satisfeito com a adesão que o programa “Mata Ciliar” vem recebendo desde a sua implantação, em 24 de novembro de 2003, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida lembrou que em pouco mais de dois anos 40 milhões de mudas de árvores nativas foram plantadas. “Se sem estrutura chegamos aos números atuais, não tenho dúvida de que a nossa meta será ultrapassada”, destacou o secretário, que fez questão de lembrar que o programa é detentor de dois recordes mundiais: o plantio de mais de um milhão de mudas num único dia e de 5 milhões, em quatro dias.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.