Panorama
 
 
 

CETESB TEM NOVO PRESIDENTE E SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE SUBSTITUI COORDENADOR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

29/03/2006 - Otávio Okano, que ocupava a diretoria de Controle de Poluição Ambiental da CETESB - Companhia Estadual de Saneamento Ambiental, assumiu hoje (29/3) a presidência da empresa. Ele substitui Rubens Lara, indicado para o cargo de Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, pasta que ocupava antes de assumir a CETESB. João Fuzaro, que respondia pela Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e Proteção de Recursos Naturais - CPRN, retorna à CETESB, como o novo diretor de Controle de Poluição Ambiental.

Na mesma ocasião foi transmitida a chefia da CPRN a José Arnaldo Gomes, que respondia pela direção do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN. Para o seu lugar foi designada Renata Beltrão, do Escritório do DEPRN, em Sorocaba. A nomeação de funcionários de carreira da CETESB para os cargos de comando foi destacada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, como reconhecimento à competência do quadro técnico da agência ambiental paulista. Segundo Goldemberg, a CETESB e a Secretaria são os órgãos de maior prestígio internacional do Governo do Estado, além de ocuparem papel de destaque no cenário nacional. Como prova disso, o secretário comentou que muitas empresas usam o licenciamento ambiental como um atestado de competência, pelo grau de seriedade e exigência técnica aplicados pelos órgãos ambientais do Estado.

Ao despedir-se da presidência da CETESB, Rubens Lara garantiu que continuará atuando em harmonia com os interesses ambientais, lembrando sua trajetória como homem público. Afirmando ter a consciência tranqüila e a certeza do dever cumprido, anunciou também que seus últimos atos à frente a CETESB foram a homologação do concurso público, recentemente realizado e a assinatura do aditamento do Termo de Ajustamento de Conduta, em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado e os Ministérios Públicos Estadual e Federal, adiando por 18 meses a demissão de cerca de 400 funcionários que tiveram suas contratações questionadas, após 17 anos, em média, em razão de dispositivos constitucionais contraditórios.

Novos titulares

O novo presidente da CETESB, Otavio Okano, é funcionário de carreira, tendo ingressado na companhia em agosto de 1978. Engenheiro civil, formado pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, em 1973, e químico pela Universidade de Ribeirão Preto, em 1981, fez pós-graduação em Hidráulica e Saneamento, também na Escola de Engenharia de São Carlos. Exerceu atividades docentes na Faculdade de Engenharia de Limeira e na Faculdade de Engenharia Industrial e Civil de Itatiba.

Começou seu trabalho na CETESB na agência de Ribeirão Preto, onde foi chefe da Divisão de Laboratórios e gerente regional da Bacia do Mogi-Guaçu e Pardo, até assumir a Diretoria de Controle de Poluição Ambiental, em março de 2004.

O novo responsável pela CPRN, José Arnaldo Gomes, é engenheiro químico, formado pela Faculdade Oswaldo Cruz, em 1981, com especialização em Engenharia Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, concluída em 11000. Iniciou suas atividades na CETESB em 1976, onde atuou em diversos setores, especialmente nas áreas de tratamento de efluentes líquidos, domésticos e resíduos sólidos industriais, domésticos e de serviços de saúde.

João Antônio Fuzaro, que assume a Diretoria de Controle Ambiental, é formado pela Faculdade de Engenharia de São Paulo - FESP, com especialização em Engenharia e Saúde Pública Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, concluída em 1992. Trabalhando na CETESB há 20 anos, foi gerente do Setor de Resíduos Sólidos Domiciliares, assessor da Diretoria de Engenharia, assessor da Diretoria de Recursos Hídricos e assistente executivo da diretoria de Controle de Poluição Ambiental, até ser indicado para a CPRN.

 
 

Fonte:Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.