Panorama
 
 
 

DESFILE DE CRIANÇAS EM CURITIBA DEIXA MINISTRA EMOCIONADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

28/03/2006 - Curitiba - Cerca de 2 mil crianças de oito países, com idade de 6 a 13 anos, desfilaram hoje (28) pelas ruas da capital paranaense fantasias de onças, pássaros, baleias, borboletas e árvores, levando globos terrestres e faixas pela preservação da vida.

Ao som de tambores e cavaquinhos, elas cantaram o Samba pela Vida, cuja letra foi entregue à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva: "Nosso sonho é ver as florestas no lugar, ver para sempre o uso sustentável dessa herança milenar. Cantamos hoje pra depois ninguém chorar, para convencer governos, mentes, corações que sem vontade e grana não vamos deixar biodiversidade pras futuras gerações".

O desfile terminou na praça em frente ao Estação Embratel Convention Center, onde se realiza o segmento ministerial de alto nível da 8ª Conferência das Partes da Convenção Sobre Diversidade Biológica (COP8).

Antes de a ministra contar um pouco de sua história de vida à garotada, a filha dela de 16 anos, Moara Silva Vaz Lima, mandou um recado aos jovens – a grande maioria, moradores da periferia de Curtiba que participam de um projeto para crianças carentes da Universidade Livre de Meio Ambiente. "Desde quando eu era pequeninha, minha mãe sempre foi preocupada com o meio ambiente e, por causa disso, ela vivia viajando e eu morria de saudade dela. Eu vejo que hoje tudo isso valeu a pena. Que vocês são sementes que um dia vão gerar árvores e dar frutos maravilhosos. Parabéns", discursou Moara, do alto do caminhão de som do Greenpeace.

Para Marina Silva, a "passeata infantil" foi uma demonstração de que eles também se convenceram da necessidade de proteger o meio ambiente. "Nós não temos o direito de causar prejuízos para gerações que ainda nem nasceram. Por isso, como ministra do Meio Ambiente, estou muito agradecida de ver hoje vocês lutando pelo futuro, de ter a minha filha também lutando pelo futuro e, mais do que isso, dizendo que valeram a pena os momentos de saudade", afirmou.

A ministra contou ainda que aprendeu a amar e a respeitar a natureza ainda criança, quando vivia na floresta amazônica e viu jorrar seiva, "feito sangue", de uma árvore "machucada" pelo pai, que era seringueiro. "Quando ele saiu, eu peguei o galho, molhei no barro, botei no lugar do ferimento do machado e falei para aquela árvore: você não precisa mais sentir dor, não precisa mais gemer, eu estou passando remédio na sua ferida. Aquilo foi algo muito forte para mim. De alguma forma, aquele gesto, naquele dia, me fez compreender que a natureza espera que nós, seres humanos, tenhamos respeito pelas outras formas de vida", lembrou. E pediu às crianças: "Não permitam que esta seiva verde que está no coração de vocês venha a secar. Ela irriga os sonhos, as esperanças e os sentimentos mais profundos de um mundo melhor".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mylena Fiori)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.