Panorama
 
 
 

GOVERNO FINANCIARÁ PROJETOS SOBRE PEIXES EM RISCO DE EXTINÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

Curitiba (25/03/06) - Projetos para recuperação e gestão de espécies de peixes e invertebrados aquáticos serão financiados com R$ 4 milhões do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

O edital de seleção dos projetos foi assinado pelo presidente do Ibama, Marcus Barros, e o secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, na cerimônia de abertura do Dia Brasil, evento associado à Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica que reúne representantes de 188 países, em Curitiba.

Comunidade científica, fundações e organizações não-governamentais podem candidatar-se a receber o valor mínimo de R$ 50 mil por projeto dirigidos a espécies cujos estoques estão comprometidos pela exploração comercial excessiva e também as que estão ameaçadas de extinção ou de sobreexplotação. O prazo de execução dos projetos é de dois anos.

A Convenção de Diversidade Biológica estabelece metas de redução de perda de biodiversidade que incluem as espécies marinhas. O Brasil, em 2004, divulgou lista com 288 espécies de peixes e de invertebrados aquáticos em risco de extinção ou capturadas em excesso pelos barcos pesqueiros. O país comprometeu-se a apresentar planos de recuperação e gestão dessas espécies.

O edital lançado neste sábado é uma resposta à preocupante situação em que se encontram os recursos pesqueiros e invertebrados no Brasil. “Reflete também a preocupação com os planos de gestão para recuperar os estoques e garantir a atividade econômica de milhares de famílias que dependem destes recursos”, disse o coordenador-geral de Gestão e Recursos Pesqueiros do Ibama, José Dias.

A exposição de motivos do edital defende ser “fundamental” conhecer a biologia das espécies ameaçadas de extinção e identificar as causas que levaram à tal situação. Em relação às espécies que são alvo de pesca excessiva, o texto ressalta a importância de mapear-se as características socieconômicas da atividade para orientar ações que garantam a sustentabilidade da pesca no País.

O financiamento dos projetos é resultado da parceria do Ibama e da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de “apoiar ações que contribuam efetivamente para a preservação de espécies da fauna brasileira”.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.