Panorama
 
 
 

GOVERNO DO PARANÁ LANÇA OFICIALMENTE O JARDIM BOTÂNICO DE LONDRINA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

29/03/2006- O governador Roberto Requião, o vice-governador Orlando Pessuti, e o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, lançam oficialmente, na próxima quinta-feira (30), às 16h30 horas, o Jardim Botânico de Londrina. O empreendimento vem acrescentar mais área verde aos mais de um milhão de hectares de parques e reservas públicas criadas pelo atual Governo.

Com mais de um milhão de metros quadrados, ou 110 hectares de mata nativa, nascentes e ribeirões, o Jardim Botânico de Londrina foi criado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para promover a pesquisa, a conservação e a preservação da natureza, além de oferecer educação ambiental e muito lazer.

O espaço foi viabilizado a partir da cessão de uso de 70 hectares pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento; 20 hectares doados pela Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC), entidade mantenedora do Colégio Marista, e outros 20 hectares doados pelas famílias vizinhas, o que permitiu construir a via de acesso em duas pistas e inserir dentro do Jardim Botânico parte do Ribeirão Cafezal, um importante manancial de abastecimento para Londrina.

As obras do Jardim Botânico já começaram, com terraplanagem e modelamento do estacionamento, limpeza e terraplanagem dos 11 km de pista de caminhada e cinco km de ciclovia; dois terços da limpeza dos lagos já concluídos para dar início à execução das barragens previstas no projeto técnico, além de limpeza e terraplanagem da via de acesso.

Entre o valor do terreno e os investimentos, inclusive os R$1,5 milhão de medida de compensação ambiental, Londrina e região ganham uma obra de valor estimado em R$ 23 milhões de reais. Em termos de área, infra-estrutura e geração de empregos, é o maior investimento do Governo do Paraná depois do IAPAR, em mais de 30 anos, e o segundo grande órgão estadual descentralizado, com sede em Londrina, no Norte do Estado.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.