Panorama
 
 
 

GT DISCUTIRÁ DEFESA DA DIVERSIDADE DA FLORA E FAUNA DO PAMPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

Curitiba (30/03/2006) - Além das vastas extensões de campos, o Pampa possui outros ecossistemas: os banhados (áreas alagadas protegidas por lei e fundamentais à reprodução da vida e à regulação dos ciclos de água) e as matas ciliares (ou de galeria), que acompanham o curso dos rios e servem de refúgio para a rica vida animal da região, composta basicamente por espécies de avifauna e mamíferos de médio e pequeno portes, como roedores, graxains ou sorros, mãos-peladas, tatus, além de espécies raras, como o tamanduá-mirim, que correm risco de extinção com a conversão do campo em lavouras ou em monoculturas florestais.

Embora sem estudos conclusivos, pesquisas indicam a presença de 476 espécies de aves, 102 de mamíferos e 50 de peixes. Entre os animais tradicionais, foram catalogados a ema, o ratão-do-banhado, a capivara, o graxaim, o gavião-chimango, o tatu, o veado-campeiro, o lobo-guará e o quero-quero. Conhecida como Sentinela dos Pampas, pela estridência diante de estranhos próximos a seu ninho, o quero-quero é símbolo do Rio Grande do Sul. Só muito recentemente foram descobertos o papa-mosca-do-campo, a curruíra-do-campo e uma variedade de tuco-tuco. Todos esses animais dependem da integridade da paisagem pampeana, de amplos horizontes, para abrigo e alimento e procriação.

Flora - A vegetação do Pampa é composta basicamente por ervas e arbustos, matas ciliares e de encostas, banhados e alguns bosques isolados (ou capões, que na língua indígena significa “mata redonda”). O bioma abriga cerca de cem espécies de árvores e arbustos e algo como 200 espécies de gramíneas. Rico em cactáceas, bromeliáceas e orquidáceas, possui algumas plantas endêmicas. Sete gêneros de cactos e bromélias só ocorrem no Pampa.

Dentre as espécies vegetais nativas, várias gramíneas e leguminosas são forrageiras, ou seja, servem de alimento para animais herbívoros, como bois e ovelhas, o que define a vocação de uso sustentável local: a pecuária.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.