Panorama
 
 
 

IBAMA PARTICIPA DO PROJETO PARA APROVEITAMENTO E PRESERVAÇÃO DO BABAÇU EM SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

Goiânia (31/03/2006) - O Escritório do Ibama em São Miguel do Araguaia, Goiás, participa na próxima segunda-feira, 3 de abril, às 14 horas, na Câmara Municipal do município de uma cerimônia de assinatura para liberação de recursos destinados ao projeto “Aproveitamento do Babaçu para uma Vida Melhor”, que faz parte do programa Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego. O projeto possibilitará a exploração sustentável e o aproveitamento do babaçu, beneficiando diretamente 46 famílias filiadas à Associação dos Assentados do Projeto Fazenda São José.

Segundo o Chefe do Escritório do Ibama, Dalberto Pereira da Silva, sua equipe vem desenvolvendo um trabalho de preservação ambiental no assentamento São José, por meio de acompanhamento familiar, educação ambiental, preservação da natureza, impedindo a exploração da Reserva e a utilização de Áreas de Proteção Permanente (APP) como lavouras e pastagens. Agora, serão desenvolvidos o licenciamento ambiental, cadastro técnico e acompanhamento do projeto para preservação do babaçu.

Os recursos a serem liberados, da ordem de R$ 52.500,00 pela Delegacia Regional do Trabalho, em Goiânia, e Gerência do Banco do Brasil em São Miguel serão utilizados pela Associação dos Assentados para reforma de galpão, aquisição de uma máquina quebradeira de coco, 90 tambores para armazenamento de óleo, farelo e amido e para a construção de cinco fornos. Os novos equipamentos possibilitarão o aproveitamento econômico do estoque de babaçus existentes em São Miguel do Araguaia e região e o incentivo a produtores e fazendeiros a preservar os seus babaçuais.

Atualmente, o processo de quebra manual dos cocos de babaçu tem atraído um número insignificante de trabalhadores. Com a aquisição do maquinário específico, a expectativa é criar 43 empregos para a produção e comercialização, em oito meses de trabalho, de 40 mil litros de óleo, 47 mil quilos de farelo, 230 mil quilos de amido e 320 mil quilos de carvão.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Tânia Mara)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.