Panorama
 
 
 

IBAMA VAI RECORRER DE DECISÃO JUDICIAL QUE SUSPENDEU LICENCIAMENTO PARA USINA NA REGIÃO DO XINGU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

30/03/2006 - Brasília - A decisão da Justiça Federal no Pará, que suspendeu o processo de licenciamento de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, surpreendeu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), segundo o diretor de Licenciamento e Qualidade Ambiental da instituição, Luiz Felippe Kunz Junior.

"Nós estamos perplexos com a decisão tomada. A medida liminar impede o Ibama e as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), de realizarem qualquer atividade relacionada ao empreendimento, inclusive as reuniões marcadas com as comunidades da região para discutirem os impactos dessa construção", afirmou, em entrevista ao programa Nossa Terra, da Rádio Nacional da Amazônia.

Ele informou que o Ibama vai entrar com uma ação judicial para sair da condição de réu do processo. "Acredito que a Eletronorte deve tentar restabelecer o processo de licenciamento. Assim que esse processo for restabelecido, faremos de novo as reuniões com as comunidades e vamos tentar construir a partir daí um bom roteiro para esse estudo de impacto ambiental", falou.

De acordo com o diretor, o objetivo das reuniões que estavam marcadas para hoje (30) e amanhã (31), era ouvir os habitantes da região antes de estabelecer o estudo de impacto ambiental (EIA). "Não existe nenhum risco de dano ambiental imediato ou de início de construção", enfatizou. Ele explicou que essa primeira fase de encontros não é obrigatória. Depois que os estudos estiverem prontos serão feitas as audiências públicas.

"Infelizmente o Ministério Público Federal de Altamira entrou com uma ação para impedir a realização dessas reuniões alegando que existe um decreto legislativo de 788/2005, que é um decreto do Congresso Nacional, que permitiu a realização dos estudos de impacto ambiental do empreendimento de Belo Monte", disse. "Só que em vez de o Ministério Público entrar contra o Congresso, entrou contra o Ibama que ia realizar essas reuniões", acrescentou.

* Colaborou Airton Medeiros, da Rádio Nacional da Amazônia

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Bianca de Paiva)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.