Panorama
 
 
 

INSTALAÇÃO DE CONSELHOS DELIBERATIVOS NAS RESEX VAI AUMENTAR EM 2006

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

Curitiba (25/03/2006) – O diretor da área socioambiental do Ibama, Paulo Oliveira, afirmou hoje que, em 2006, o processo de instalação dos conselhos deliberativos nas Reservas Extrativistas brasileiras (Resex) deve ganhar impulso. O País possui 43 Resex, mas apenas sete delas já possuem o Conselho.

Organizadas nos conselhos, as populações tradicionais das Resex decidem, juntamente com o poder público, as políticas de subsistência (planos de utilização geral e de manejo) a serem desenvolvidas naquelas áreas de proteção. “Como a criação das Resex é anterior à legislação que prevê a instalação dos conselhos deliberativos, é preciso cumprir um trâmite burocrático natural. “Mas estou convicto de que, após um período de edição e publicação de portarias e outros pré-requisitos, o número de conselhos vai avançar”, disse Oliveira.

O diretor fez a afirmação durante um debate sobre o tema Áreas Protegidas e redução da pobreza. O painel faz parte da programação da 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade Biológica (COP 8), que reúne delegações de 188 países para elaborar protocolo internacional de proteção da biodiversidade.

Oliveira explicou aos participantes os motivos da inclusão do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), criado no ano da Rio 92, na estrutura da Diretoria Socioambiental. Segundo ele, o CNPT foi integrado porque sua missão institucional possui relação direta com a missão da Diretoria. “O CNPT surgiu para executar políticas sustentáveis, tendo as reservas extrativistas como modelo, e continua a fazê-lo”, disse.

Para Oliveira, os planos de utilização das Resex não podem prejudicar os habitantes da floresta, que devem continuar a extrair recursos naturais para sobrevivência e encontrar um equilíbrio entre atividades produtivas econômicas e proteção do ecossistema.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.