Panorama
 
 
 

LULA DISCURSA EM REUNIÃO DE MINISTROS NA CONFERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

Curitiba (27/03/06) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou hoje os mais de 100 ministros presentes ao Segmento de Alto Nível da Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8) a rejeitarem qualquer medida que ameace a sobrevivência da humanidade na Terra.

“Nada que ameace a vida ou monopolize o acesso aos seus recursos serve à causa comum da humanidade”, disse. O Brasil, na semana passada, reafirmou posicão contra a tecnologia Terminator, chamada de “sementes suicidas”, por serem estéreis, impedindo a reprodução de sementes patenteadas.

Na abertura do segmentos ministerial da COP 8, o presidente defendeu também a aprovação do regime internacional de repartição de benefícios resultantes do acesso aos recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais associados. “Repartir para preservar. Repartir para equilibrar. Repartir para prosperar. Repartir para ter paz. Esse é o horizonte da mudança que ilumina a alma do nosso tempo.”

O presidente comentou ainda ser inaceitável que os países mais pobres continuem a sofrer o principal ônus da degradação ambiental, resultante de padrões insustentáveis de produção e consumo determinados pelas nações industrializadas.

Ao final do discurso, Lula pediu que os participantes da COP comemorem os avanços conquistados e não se desanimem diante de pressões econômicas. Fez uma retrospectiva dos movimentos pela preservação do meio ambiente e disse: “Se nós não tivéssemos começado há 30, 40 ou 20 anos atrás, sem medo de termos sido chamados de populistas e demagogos, de sectários, de loucos, de irresponsáveis, de seres humanos contra o desenvolvimento. Se nós tivéssemos aceito a pressão e não tivéssemos seguido em frente, nós não teríamos transformado aquele movimento inicial – que parecia de um grupo de jovens alucinados – em políticas de Estado, levadas a sério por muita gente no mundo”.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.