Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO PÚBLICO IMPEDE CONSULTA PÚBLICA SOBRE USINA BELO MONTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

Curitiba (29/03/06) - O Ministério Público Federal impede judicialmente o Ibama de ouvir as críticas e dúvidas da população de Altamira e Vitória do Xingu (PA) sobre o projeto de construção da hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu, com capacidade de geração de 11.181 megawatts de energia.

O diretor de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Ibama, Luiz Felippe Kunz Junior, rechaçou mais esta interferência de procuradores no processo de licenciamento. “A interferência do Ministério Público chegou ao limite”.

O diretor considerou absurdo proibir o órgão ambiental de adotar procedimento correto para “qualificar e garantir a participação social” no processo de licenciamento de obras de grande impacto ambiental. “Esta é uma competência legal do Ibama”.

As reuniões, derrubadas por decisão da Justiça Federal a pedido do Ministério Público, estavam marcadas para esta semana com o objetivo de colher manifestações das pessoas antes de o Ibama entregar ao empreendedor o Termo de Referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), peça-chave no processo de licenciamento.

O Ibama planejou repetir no caso de Belo Monte a experiência feita com o projeto das hidrelétricas do Rio Madeira, em 2004. Entre outras questões, a população afetada pela obra questionou o futuro da agricultura em áreas situadas abaixo da barragem. O instituto cobrou do empreendedor estudos detalhados sobre este problema.

A consulta prévia, portanto, é um instrumento para ampliar a participação social, ao abrir a possibilidade de incluir no Termo de Referência as questões levantadas pela população. As reuniões com os moradores atingidos pela obra não substituem as audiências públicas obrigatórias após apresentação dos estudos de impactos, na fase final das avaliações pelos analistas ambientais.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.