Panorama
 
 
 

PAÍSES DO MERCOSUL SE COMPROMETEM A ELABORAR POLÍTICAS COMUNS PARA RESÍDUOS PERIGOSOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

29/03/2006 - Curitiba - Além de estabelecer uma estratégia conjunta para a proteção da biodiversidade, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai aprovaram hoje (29) uma proposta de acordo referente à responsabilidade pós-consumo de resíduos perigosos, como baterias, pilhas, pneus, telefones celulares, eletroeletrônicos, embalagens de pesticidas, lâmpadas e até azeites vegetais. Os acordos foram firmados em reunião extraordinária dos ministros de Meio Ambiente do Mercado Comum do Sul (Mercosul), em paralelo à 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8).

No documento, os parceiros do Mercosul se comprometem a estabelecer critérios comuns e promover políticas coordenadas de gestão de resíduos que podem contaminar solos e recursos hídricos.

"Todos esses resíduos perigosos, que afetam o meio ambiente, precisam ser tratados conjuntamente pelos nossos países", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo ela, o grupo de países megadiversos (com elevada biodiversidade) e a Iniciativa Latino-Americana e Caribenha para o Desenvolvimento Sustentável já contam com iniciativas semelhantes.

O acordo estabelecerá responsabilidades para quem comercializa ou importa produtos cujo descarte põe em risco o meio ambiente e definirá como a comunidade em geral deve armazenar, segregar e devolver tais produtos depois de encerrada sua vida útil. "Quando se tem algum resíduo contaminante de solo ou de água, os efeitos podem atingir o território vizinho. A divisão política e administrativa não corresponde à questão ambiental", destacou o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Vitor Zveibil.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mylena Fiori)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.