Panorama
 
 
 

PARANÁ ENTREGA MAIS CINCO LICENCIAMENTOS PARA PRODUÇÃO DE PEIXES EM TANQUE REDE

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

29/03/2006 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, entregou no último final de semana mais cinco licenciamentos ambientais para a construção de tanques rede em quatro municípios do Cibacap – Consórcio Intermunicipal da Bacia Capivara. Bandeirantes foi o primeiro município do Brasil a receber o licenciamento estadual, em novembro último.

O licenciamento para projetos de tanque redes era de responsabilidade do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e a partir do ano passado passou a ser liberado pelos órgãos ambientais estaduais. Os licenciamentos foram assinados durante a abertura do 1º Encontro de Criação de Peixes em Tanque Rede, em Primeiro de Maio.

Quatro dos cinco tanques rede serão administrados pela Fundação Terra, nos municípios de Sertanópolis; Santa Mariana; Itambaracá e Alvorada do Sul, que recebeu ainda um segundo licenciamento a ser administrado pela produtora Lílian Aparecida Schwabe. Este último vai desenvolver atividades para a engorda de tilápias, enquanto os outros quatro produzirão peixes juvenis para o Programa Estadual de Reposição de Estoque Pesqueiro.

Os novos tanques rede acrescentarão mais de 120 empregos diretos para moradores da região. Segundo o secretário, essa ação constata que a questão ambiental é antes de tudo uma questão social. “Aliar o repeixeamento dos rios à economia de uma região é a demonstração de que preservar dá lucro. O contrário foi o que fizemos até hoje. Não dá mais para insistirmos nesse modelo predatório”, disse Cheida.

Os programas de repeixeamento de 20 milhões de alevinos e o Mata Ciliar, que está plantando 90 milhões de árvores nativas às margens de rios e mananciais causaram grande repercussão no Dia do Brasil, na COP8, em Curitiba, na última sexta-feira (24). A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o mundo precisa conhecer e se espelhar nos exemplos dos programas de proteção ao meio ambiente do Paraná.

Outros dois programas, como o Desperdício Zero, que tem por meta o fim dos lixões no Paraná, e o da Merenda Escolar Orgânica para alimentar alunos da rede estadual de ensino e estimular a produção agrícola no Estado, também receberam elogios por parte da Ministra Marina Silva.

O 1º Encontro de Criação de Peixes em Tanque Rede contou com a participação de aproximadamente 300 produtores da região. Estiveram presentes na abertura os prefeitos Mario Casanova, de Primeiro de Maio e Dalvo Moreira de Rancho Alegre, do Chefe do Escritório Regional do Paraná do Ministério da Pesca, Jackson Pinelli, do presidente dos produtores de tanque rede do Paraná, Jéferson Osipe, entre outras autoridades municipais e estaduais da região.

O Cibacap é composto por 11 municípios da Região Norte: Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, Florestópolis, Ibiporã, Jataizinho, Leópolis, Porecatu, Rancho Alegre, Santa Mariana, Sertaneja e Sertanópolis, que dentro de mais alguns dias receberão o licenciamento de mais quatro projetos, atualmente em análise no Instituto Ambiental do Paraná.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.