Panorama
 
 
 

PARANÁ É O ÚNICO ESTADO A POSSUIR SISTEMA DE MONITORAMENTO DAS RESERVAS LEGAIS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

28/03/2006 - O técnico da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Zare Augusto Brun Soares, disse neste sábado, durante a apresentação do Sistema de Manutenção Recuperação e Proteção da Reserva Legal (Sisleg) no “Dia do Brasil”, que o Paraná é o único Estado brasileiro a possuir um sistema de monitoramento da conservação da cobertura florestal através das Reservas Legais.

Para Zare, o sistema é pioneiro e tem muito a acrescentar a outros Estados. “Vi um sistema similar no Mato Grosso, mas não tão desenvolvido”, destacou o técnico.

Conforme o Código Florestal Brasileiro, a propriedade deve ter no mínimo 20% de reserva florestal legal, ou seja, de cobertura por matas nativas. O Sisleg gerencia a manutenção e preservação destes remanescentes florestais nativos e é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Hoje o Sisleg é uma referência para outros Estados e para o governo federal. Mesmo assim, continuamos discutindo, internamente e com a comunidade científica, para aprimorar ganhos ambientais, ganhos sociais e aspectos gerenciais”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

“Em seu conjunto, Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal devem formar um mosaico expressivo de vegetação natural na paisagem rural. O Sisleg garante à sociedade benefícios como proteção dos mananciais, redução dos riscos de enchente, amenidade dos ventos e da temperatura e manutenção da biodiversidade”, completou.

“Durante seu desenvolvimento, o Sistema estará gerando, gradativamente, um banco de dados georreferenciado das propriedades rurais, indicando o uso do solo e a situação das Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. Assim, ele permitirá monitorar a situação ambiental das propriedades rurais, estimular o cumprimento da lei e orientar políticas estaduais diversas”, afirmou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

Sisleg - Desde que foi instituído, em 1999, o mecanismo de recuperação florestal já promoveu a averbação de mais de 57,8 mil propriedades – o que representa a conservação de aproximadamente dois milhões de hectares. Somente em 2005, quase 15 mil propriedades buscaram a regularização. Nos imóveis rurais em que essa situação não ocorre, a recuperação dessas áreas deve começar imediatamente, conforme exige lei estadual.

Os agricultores que não possuem mais áreas de preservação em suas propriedades devem fazer o replantio. Eles têm ainda a possibilidade de aderir a uma reserva legal condominial, com a união de áreas de florestas adquiridas de outros imóveis desde que atinjam o índice exigido de 20% por propriedade. O uso destas florestas é permitido apenas através de técnicas de manejo que garantam a sua existência permanente.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.