Panorama
 
 
 

PREFEITOS DE 23 CIDADES ELEGEM MEMBROS DO COMITÊ DO MIRANDA

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Março de 2006

27/03/2006 – Prefeitos de 23 municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Miranda e representantes de órgãos públicos estaduais e federais se reúnem hoje (segunda-feira), às 14 horas, no auditório da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), no Parque dos Poderes em Campo Grande para escolher 11 dos 33 membros do Comitê Gestor da bacia.

O Comitê do Miranda, o primeiro a ser criado no Estado, será composto por 11 membros do poder público, 11 da sociedade civil organizada (ONGs - organizações não-governamentais) e 11 de usuários de água. As assembléias para escolher esses dois últimos grupos acontecerão na terça e quarta-feira (28 e 29), respectivamente, também no auditório da Sema.

A Bacia do Rio Miranda se estende a Oeste do Estado. Abrange quase metade do território e 51% da população sul-mato-grossenses. Vai de São Gabriel do Oeste, passando por Campo Grande até Nioaque, incluindo todos os municípios a Oeste. A mobilização para formação do comitê gestor começou em 2001. Em outubro do ano passado o órgão foi formalmente criado por ato do governador Zeca do PT e agora terá seus membros escolhidos e empossados.

Após o ato de criação, foi aberto prazo para que entidades interessadas em integrar o comitê se habilitassem. O prazo expirou dia 23 de fevereiro. Dezenove organizações civis com atuação na área e 36 usuários das águas do Miranda e seus afluentes se candidataram.

As 23 prefeituras já estão automaticamente convocadas. Na assembléia de segunda-feira serão escolhidos os 11 membros do poder público, sendo cinco representantes de secretarias de Estado de prefeituras (sendo uma da região de planície, uma do planalto, uma do rio Miranda e outra do rio Aquidauana, importante afluente da bacia) e dois de órgãos federais.

O poder público deterá apenas um terço dos votos, aponta o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, chamando a atenção para o caráter plural do órgão. A reunião será presidida pelo secretário e estará presente também o diretor-presidente do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), Cid Roner de Castro Paulino. Uma vez escolhidos os membros, poderá ser efetivamente empossado o comitê.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.