Panorama
 
 
 

PREFEITURA DE CURITIBA GANHA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Março de 2006

Em seu 313o aniversário, cidade recebe coleção de 39 imagens de natureza da Liga Internacional de Fotógrafos de Conservação
Curitiba, 28 de março de 2006 — A Liga Internacional de Fotógrafos de Conservação doa esta tarde uma exposição fotográfica para a Prefeitura de Curitiba. A coleção de 39 imagens ilustra as ações prioritárias para alcançar as metas de 2010 definidas pela Convenção da Diversidade Biológica (CDB). A exposição é recebida pelo Secretário Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, em cerimônia na Expotrade durante a 8a Conferência das Partes da CDB.

A exposição vai integrar as comemorações do 313o aniversário da cidade, que se iniciam na próxima semana. “O trabalho desses renomados fotógrafos de natureza vai inspirar o cidadão curitibano a entender melhor o valor da biodiversidade e a necessidade de preservá-la,” comenta Carvalho. Neste momento, os painéis estão exibidos em uma área restrita aos participantes pré-inscritos na COP8. Mas, a partir de abril poderão ser visitados pelo público em geral em pontos turísticos da cidade.

Dentre os principais temas da exposição estão os Hotspots, as áreas naturais mais ricas e ameaçadas do planeta, espécies à beira da extinção, mudanças climáticas e comunidades tradicionais. “Os colaboradores e patrocinadores desta iniciativa acreditam que a fotografia seja um meio de atrair a atenção das pessoas e engajá-las no processo de conservação,” diz Cristina Mittermeier, diretora da Liga de Fotógrafos, da qual participa o brasileiro Luciano Candisani. “Nesta exposição, Candisani colaborou com seu trabalho sobre os muriquis, os maiores macacos das Américas,” explica Cristina.

Os estudos apresentados durante a COP8 mostram que nos últimos 50 anos o homem alterou o meio ambiente mais rápido e profundamente que em qualquer outro período da história. As formas de consumo e ação sobre os ecossistemas são insustentáveis e a pressão sobre algumas espécies e regiões do planeta podem gerar extinções irreversíveis. “Essas extinções ameaçam tornar mais pobres países como o Brasil, que tem suas bases econômicas estabelecidas sobre a exploração de recursos naturais,” comenta Russell A. Mittermeier, presidente da ONG Conservação Internacional (CI).

Mittermeier aproveita um caso cinematográfico para traçar um paralelo da situação dos primatas: “quando o filme King Kong foi lançado pela primeira vez nos anos 30, o mundo contava com uma população de milhões de primatas; hoje são poucos milhares que continuam em franco declínio.”

A exposição fotográfica intitulada “Prioridades... naturalmente” foi patrocinada pela empresa Cemex e conta com o apoio da CI e Wild Foundation. “A conservação da natureza depende da inspiração e da vontade das pessoas. Poucas coisas comunicam melhor que uma boa fotografia,” diz Vance G. Martin, Presidente da Wild Foundation.

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.