Panorama
 
 
 

PROJETO APRESENTARÁ UM CATÁLOGO COM INFORMAÇÕES SOBRE A BIOLOGIA DE INSETOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

28/03/2006 - Uma das primeiras - e principais - medidas a serem tomadas na busca pela formulação de projetos de conservação adequados para cada espécie de animal, é conhecer, cientificamente, o universo a ser trabalhado. E foi isso o que José Moacir Ribeiro, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, se propôs a fazer, ao desenvolver um projeto que teve como objetivo catalogar a essência de qualquer coleção científica: os tipos.

Tipos ou espécimes-tipo são exemplares, estruturas (asas, pernas, parte do corpo em geral), ou mesmo trabalhos baseados em descrições de uma espécie de animal. É a peça-chave de qualquer acervo, pois é a prova concreta e conservada da existência de um animal com determinadas características que lhe são peculiares. Cada tipo representa um animal que foi classificado e catalogado. Sem esse registro, seria impossível estipular quantas espécies existem na Amazônia e quantas já foram descobertas.

O primeiro tipo (exemplar) a ser descoberto e identificado será o que designará a espécie, e é chamado de holótipo. As patentes serão aplicadas nesse exemplar número 1. Os demais, mesmo que iguais ao primeiro, ocuparão uma segunda categoria. De acordo com o pesquisador, os holótipos são escolhidos seguindo alguns critérios, e o principal deles é o estado em que se encontra o exemplar. Os preferidos serão aqueles que estiverem em perfeito estado, situação que nem sempre é presenciada pelos cientistas, que muitas vezes deparam-se com materiais em precárias condições.

A pesquisa é desenvolvida pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI/Inpa) e recebe financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Teve início em 2004, com duração de dois anos. Os resultados finais já serão apresentados em abril desse ano. O universo de trabalho de José Moacir Ribeiro abrangeu somente a Coleção de Invertebrados do Inpa, da qual, são estudados e catalogados somente os insetos-tipo. Para se ter uma idéia da dimensão do acervo, existem aproximadamente 300 mil insetos alfinetados (conservados com uso de produto químico) e 5 milhões acondicionados em álcool (não tipos). E esse número está sempre em ascensão. A cada pesquisa de campo, novos exemplares vão sendo descobertos, estudados e armazenados na coleção.

“A minha pesquisa está incluída em um sub-projeto do Instituto chamado ‘Manutenção, análise, aplicação e disseminação da coleção de insetos do Inpa’. Com as informações geradas nele, será possível fornecer elementos para a elaboração de inventários, catálogos, manuais etc.”, explica Ribeiro ressaltando que com a destruição do meio ambiente, as coleções científicas acabam transformando-se em centros de documentação de interesse mundial.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Grace Soares / INPA)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.