Panorama
 
 
 

CANADENSES CONHECEM EXPERIÊNCIA DE COMBATE AO DESMATAMENTO DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (06/04/2006) - Durante toda esta semana quatro pesquisadores do Instituto Florestal Canadense estão em visita ao Brasil para conhecer a experiência de combate ao desmatamento do Ibama. O grupo já visitou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e viram como é feita a detecção em tempo real do processo de desmatamento ou mesmo de possíveis incêndios nas florestas brasileiras.

Eles estiveram também no Centro de Monitoramento Ambiental do Ibama (Cemam), onde puderam acompanhar como são feitas a triagem e a identificação dos polígonos de áreas de floresta, que são monitorados dia a dia pelo Ibama.

Hoje o grupo de canadenses estará visitando a Superintendência do Ibama em Rondônia. O diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel, acompanhará o grupo amanhã em sobrevôo na área de um polígono detectado pelo Sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), para que possam constatar como o sistema de controle do desmatamento do Ibama, aliado à tecnologia de detecção por meio do sensoriamento remoto, tem sido eficiente, auxiliando na redução em 31% do índice de desmatamento em 2005.

Na ocasião será inaugurada, pelo diretor Flávio Montiel, a nova estrutura física da Base Operativa de Porto Velho. Para o Chefe da Divisão de Controle e Fiscalização (DICOF) do Ibama/RO, George Porto Ferreira, a nova base operativa recebeu reforço com a aquisição de equipamentos e com a reforma geral em suas instalações. “Esta é uma base importante no combate ao desmatamento em Porto Velho, pois ano passado o Cemam fez um levantamento das áreas de maior desmatamento e este município havia ficado em primeiro lugar no ranking do estado de Rondônia. Ações como esta de reforço da Base melhoram em muito as nossas ações de fiscalização”, afirmou Ferreira.

Outro ponto importante dessa reestruturação da Base Operativa de Porto Velho, será a instalação dos computadores à rede mundial - Internet. “Com o acesso à rede mundial, poderemos acompanhar pelos sites do Inpe e do Siscom (do Cemam/Ibama) as áreas de Rondônia em desmatamento e promover ações de fiscalização ainda mais eficazes”, destacou Ferreira. Na parte da tarde os pesquisadores estarão conhecendo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Tavares)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.