Panorama
 
 
 

GOVERNO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL E TRIPLICA NÚMERO DE AUTOS DE INFRAÇÃO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2006

05/04/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), triplicou o número de autos de infrações lavrados no último ano.

Em 2005, o IAP intensificou o monitoramento dos recursos naturais no Estado e triplicou o número de autuações, se comparado ao ano anterior. No ano passado, os 22 escritórios regionais do instituto ambiental emitiram mais de sete mil autuações por crimes ambientais; em 2004, foram cerca de 2,3 mil. Neste ano, somente no primeiro bimestre já foram emitidas cerca de mil autuações.

“Cerca de 60% dos crimes ambientais são cometidos contra a flora, seguida de danos à natureza causados pelas indústrias – aproximadamente 13%”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do IAP, Rasca Rodrigues. Segundo ele, a maioria dos crimes contra a flora está relacionada a cortes irregulares, desmates e queimadas.

Para coibir os crimes ambientais, foi criado em 2004 o Programa Força Verde – um grupo especial de fiscalização ambiental que integra as ações dos agentes do IAP e policiais do Batalhão de Polícia Florestal. “Agregando o trabalho realizado pelo IAP às ações da Polícia Florestal, que tem uma importância enorme no combate e prevenção de irregularidades ambientais, estaremos somando esforços e priorizando a prevenção, única forma de evitar danos ao meio ambiente”, completou Rasca, que ainda disse que a proposta de integração das equipes é uma iniciativa pioneira.

O programa já investiu mais de R$ 7 milhões na compra de equipamentos utilizados para a fiscalização, como dois motoplanadores e um avião Skyline, dois helicópteros, barcos, viaturas e motos.

Litoral - No litoral do Estado, as operações de fiscalização da costa paranaense vem sendo realizadas semanalmente, em terra e também em alto mar. Para reprimir a pesca predatória, foram realizadas mais de 21 blitze desde o início deste ano, que geraram 18 autos de infração e a apreensão de mais 2,1 mil metros de rede.
A emissão de esgoto irregular também foi monitorada neste período; na Ilha do Mel 34 propriedades foram notificadas, outras 34 foram multadas por emissão de esgoto irregular e 23 Relatórios de Inspeção Ambiental foram redigidos.

Durante a temporada de verão, o instituto também realizou blitz para controlar a poluição sonora. Três equipes do IAP trabalharam das 21 às 4 horas da madrugada com o decibelímetro, aparelho utilizado para medir altura do som. Foram realizadas mais de 2.607 medições durante as fiscalizações de poluição sonora nos estabelecimentos de todo o Litoral.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.