Panorama
 
 
 

GREENPEACE DENUNCIA PLANTAÇÕES DE SOJA COMO CAUSA DE DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

07/04/2006 - Brasília - A expansão de plantações de soja é uma das principais causas do desmatamento da Amazônia e representa a mais séria ameaça ao futuro da região. A conclusão está no relatório "Comendo a Amazônia", elaborado pela organização não-governamental Greenpeace Internacional, com sede na Holanda. De acordo com o estudo, na safra de 2004, cerca de 1,1 milhão de hectares de florestas foi convertido em plantações de soja.

Segundo a organização ambientalista, "as vilãs da indústria da soja brasileira" são três multinacionais norte-americanas do setor do agronegócio: a Cargill, a Bunge e a Archer Daniels Midland (ADM). O estudo relaciona as empresas ao desmatamento, à grilagem de terras e ao trabalho escravo na Amazônia.

"Essa expansão tem um preço não apenas para a floresta, mas para as populações indígenas e comunidades tradicionais, que são expulsas de suas terras para dar lugar à soja, e para milhões de pessoas que são enganadas e forçadas a trabalhar na derrubada da floresta", destaca a versão em português do relatório.

De acordo com o relatório, essas empresas "agem como imã para atrair novos produtores para a Amazônia". Além de serem grandes compradoras, as três empresas juntas são responsáveis por pelo menos 60% de todo o financiamento da produção de soja no país.

As multinacionais forneceriam desde sementes e fertilizantes até a infra-estrutura necessária ao armazenamento e transporte da soja. No caso da Cargill, por exemplo, o relatório mostra que, para facilitar o escoamento da produção, a empresa construiu um porto em Santarém, no valor de US$ 20 milhões. A organização ambientalista destaca que a obra foi feita sem que a multinacional realizasse os estudos de impacto ambiental previstos na Constituição brasileira e, por isso, foi questionada na Justiça pelo Ministério Público Federal em Santarém (PA).

"Elas [as empresas] não apenas impulsionam a expansão da soja, mas fecham também elos importantes na cadeia da destruição ilegal da floresta, grilagem de terras e trabalho escravo, tornando a soja produzida na Amazônia extremamente barata para consumidores europeus, e dispendiosa para todos os outros", conclui o texto.

O estudo também destaca que, nos últimos anos, o governo brasileiro adotou medidas importantes para combater o desmatamento na Amazônia e a exploração ilegal de madeira. Mas alerta que, ao mesmo tempo, o avanço da soja surgiu como uma "poderosa ameaça de destruição da floresta".

O relatório é resultado de uma investigação sigilosa feita durante dois anos, nas regiões de produção e consumo de soja. Foram feitas análises de imagens de satélite, investigações de campo, sobrevôos, entrevistas com comunidades afetadas e representantes da indústria e políticos e monitoramento de navios cujo destino era o mercado internacional.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade e Ivan Richard

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.