Panorama
 
 
 

GREENPEACE PROTESTA CONTRA ENTRADA DE SOJA DA AMAZÔNIA NA EUROPA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

07.04.2006 - São Paulo (SP) - Um dia após o Greenpeace lançar em todo o mundo o relatório “Comendo a Amazônia”, ativistas da organização impediram por mais de quatro horas, na manhã de hoje, que o navio W-ONe desembarcasse no porto de Amsterdã, na Holanda. Este navio foi utilizado pela multinacional norte-americana Cargill para transportar soja cultivada na Amazônia para a Europa.

Durante a ação, onze ativistas posicionaram e moveram estrategicamente cinco botes infláveis com o objetivo de evitar que o barco W-One atracasse e descarregasse. A carga em questão – milhares de toneladas de grãos de soja – havia sido carregada no porto construído pela Cargill, em Santarém, no Pará. Segundo o Ministério Público Federal, este porto foi construído ilegalmente, já que não foi apresentado o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), necessário para obras deste porte. Um dos botes, que havia se colocado entre o W-ONe e a doca, foi prensado pelo navio, mas ninguém se machucou. Faixas com os dizeres “Crime Ambiental” foram abertas pelos ativistas no local. Apesar de a Cargill alegar que a soja poderia ter sido cultivada no sul do país, o Greenpeace tem provas de que a soja carregada pelo navio W-One foi produzida na Amazônia, nos estados de Rondônia e Pará, por exemplo.

“A Cargill tem um papel central neste comércio que está destruindo a Amazônia porque ela está viabilizando a invasão criminosa da soja na floresta”, afirma Paulo Adário, coordenador da campanha Amazônia, do Greenpeace.

O relatório “Comendo a Amazônia”, publicado pelo Greenpeace Internacional, revela que a Cargill negocia com fazendeiros inescrupulosos, que grilaram e desmataram ilegalmente áreas públicas e terras indígenas. Alguns utilizaram até mesmo trabalho escravo.

Resultado de um ano de investigação sigilosa, nas regiões de produção e consumo de soja, baseada em análise de imagens de satélites, sobrevôos, análise de dados do governo e pesquisas de campo, o documento “Comendo a Amazônia” evidencia como a demanda mundial por soja alimenta a destruição da maior floresta do mundo.

Além da Cargill, o papel de outras duas multinacionais estadunidenses - ADM (Archier Daniels Midland) e Bunge - na invasão da Amazônia também é exposto pelo relatório do Greenpeace. Elas atuam incentivando o desmatamento ilegal, a grilagem de terras e a violência contra as comunidades locais. A investigação mostra ainda como a soja amazônica é utilizada para alimentar animais e acaba indo parar nas prateleiras de supermercados e redes de fast-foods da Europa, como Mc Donald’s e KFC.

Além da ação realizada hoje na Holanda, desde que o relatório foi lançado, ontem, inúmeras ações ocorreram em restaurantes do Mc Donald’s, a maior cadeia de fast food do mundo, na Inglaterra e na Alemanha.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.