Panorama
 
 
 

GREENPEACE RECOMENDA QUE “MULTINACIONAIS DA SOJA” ASSINEM PACTO CONTRA TRABALHO ESCRAVO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

07/04/2006 - Brasília – Uma das recomendações da organização não-governamental Greenpeace Internacional contidas no relatório "Comendo a Amazônia" é que as multinacionais norte-americanas Gargill, Bunge e Archer Daniels Midland (ADM) assinem o Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. A idéia é que as empresas se comprometam a comprar soja apenas de fazendas com títulos legais de terras, sem desmatamento ilegal e sem o uso de trabalho escravo.

O relatório classifica as empresas de "vilãs da indústria da soja brasileira" na Amazônia. Segundo o estudo, as atividades das multinacionais, que atuam no setor do agronegócio, ocorrem a partir de uma cadeia de ilegalidades, como o desmatamento para o plantio da soja, a grilagem de terras e o trabalho escravo na região.

Outra recomendação é que as empresas envolvidas no comércio de alimentos e ração animal devem garantir que não estão usando soja da Amazônia. Também devem desenvolver, com urgência, políticas de compra "que garantam que a origem legal, ambientalmente responsável e socialmente justa", o que inclui sistemas de rastreamento para verificar a origem dos ingredientes dos produtos, as condições em que foram produzidos e o impacto da produção.

O coordenador da campanha da Campanha da Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, explicou que a adesão ao pacto pode ajudar a reduzir o desmatamento. "Essa demanda foi incluída no relatório porque, como você tem evidências e provas de envolvimento de trabalho escravo - principalmente na fase de desmatamento, para a conversão da floresta em terra agrícola -, se você conseguir banir esse trabalho escravo e se as empresas assumirem o compromisso de assinar o pacto, elimina uma parte do problema, que é a mão de obra escrava utilizada no desmatamento", disse.

Adário lembra que a adesão ao pacto é voluntária. "Não existe nenhum mecanismo jurídico eu imponha a uma empresa essa decisão. Existem decisões de mercado, os consumidores podem fazer isso, podem recusar os seus produtos". O Pacto Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo foi lançado no ano passado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Instituto Ethos de Responsabilidade Social.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade e Ivan Richard

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.