Panorama
 
 
 

IBAMA APREENDE ESCORPIÕES NOS CORREIOS EM SP

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

São Paulo (05/04/2006) - Agentes de fiscalização do Ibama realizaram ontem (4), em São Paulo, uma nova apreensão de animais que estavam sendo enviados pelos Correios. Desta vez foram 51 escorpiões da fauna nativa brasileira que tinham como destino a Suíça. Os escorpiões estavam acondicionados em tubos plásticos de filme fotográficos e foram declarados como "lembranças". A embalagem foi postada em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 30 de março, mas ficou retida ao ser analisada no equipamento de raios-x do centro de triagem dos Correios, em Jaguaré, São Paulo. Remetente e destinatário, ainda não identificados, serão investigados pela polícia brasileira e pela Interpol.

Esta é a terceira apreensão de invertebrados realizada nas últimas duas semanas nos Correios de SP. No final de março cerca de 200 aranhas foram localizadas também em embalagens postais. Um dos carregamentos continha aranhas-caranguejeiras (Vitalius sorocabae ), que eram destinadas à Alemanha e também eram procedentes de Belo Horizonte. O outro carregamento continha aranhas exóticas e estava sendo enviado para a cidade de Adamantina, interior de SP.

Dos escorpiões apreendidos hoje, 50 eram da espécie Tityus fasciolatus, com ocorrência nos estados do Centro-Oeste e no DF. Apenas um era Ropalurus rochai, encontrado em regiões de caatinga da BA. Ambas espécies possuem peçonha (veneno) e podem causar acidentes com humanos. Por esse mesmo motivo, podem despertar o interesse da indústria química e farmacêutica, sendo alvos da biopirataria.

O Ibama alerta: a coleta e remessa para o exterior de animais da fauna brasileira é crime ambiental e sujeita os infratores à multa e detenção. Todo cidadão brasileiro pode e deve denunciar a coleta ilegal de animais através da Linha Verde do Ibama. O telefone é o 0800 61 8080. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Airton de Grande)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.