Maranhão
(04/04/2006) - O Núcleo de Educação
Ambiental do Ibama no Maranhão, em
parceria com o Centro Nacional de Populações
Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável
(CNPT), consolidou a aprovação
do trabalho de educação ambiental
junto às comunidades extrativistas
e que será apresentado no V Congresso
Ibero-Americano em Joinville (SC), que acontece
entre os dias 5 e 8 de abril.
O título do painel
é “A Educação Ambiental
como parte do processo de criação
da Reserva Extrativista do Taim/MA”, de autoria
dos servidores do Ibama Ana Rosa Marques,
Alexandre Caminha de Britto, Carolina Mattosinho
de Carvalho Alvite, Beatriz Cunha Margem,
Edson Souza Santos, Kátia Regina Barros,
Luís Eduardo Britto Fialho, Leonardo
Milano, Maria Carolina Alves de Camargos e
Priscila de Morais Rego Franco de Oliveira.
O trabalho foi selecionado
pelo comitê organizador do congresso
para apresentação oral nº
550 e resumo em formato de pôster. Os
analistas ambientais Ricardo Otoni e Paulo
Roberto Araújo Filho representarão
o Ibama/MA no Congresso. No dia 6 (quinta),
o professor Otoni, do NEA, vai ministrar um
mini-curso de quatro horas de duração
sobre “A Educação Ambiental
e o Fortalecimento do Sisnama”, apresentando
diretrizes e metodologias de Educação
Ambiental no processo de fortalecimento do
Sistema Nacional de Meio Ambiente.
O trabalho do painel foi desenvolvido como
parte do processo de criação
da Resex do Taim, na Ilha de São Luís,
sendo um reduto de conservação
de ecossistemas importantes como manguezais
e mata de cocais que ainda engloba um complexo
sistema de vida de populações
tradicionais como pescadores artesanais e
agroextrativistas. As Reservas Extrativistas
são unidades de conservação
que têm buscado, ao longo dos anos,
uma nova maneira de construir o desenvolvimento
sustentável nas comunidades extrativistas.
Nesta modalidade de UC,
prevista pela Lei 9.985/00, o ser humano é
reconhecido como ator e gestor da conservação
ambiental. Os objetivos da atividade promovida
pelo Ibama foram fazer o levantamento das
condições sócio-econômicas
dos moradores dos povoados localizados na
área proposta para a reserva, reunir
e envolver a comunidades para realizar ações
participativas relacionadas à criação
da Resex, e realizar um diagnóstico
rápido sobre os recursos naturais locais
e seu estado de conservação.
A metodologia foi pensada para envolver ativamente
a comunidade no processo de coleta de dados
sobre o ambiente onde vivem e também
promover um real acompanhamento das fases
de criação da Resex nos cinco
povoados da área proposta: Rio dos
Cachorros, Taim, Limoeiro, Porto Grande e
Cajueiro. Além do reconhecimento “in
loco” da região para elaboração
do laudo biológico, foram feitas reuniões
com as comunidades durante três dias,
utilizando-se ferramentas de metodologia participativa
como mapa falado, caminhada transversal e
questionário semi-estruturado.
O primeiro dia de trabalho com os povoados
começou com a apresentação
da atividade e das pessoas envolvidas, esta
etapa transcorreu de uma maneira bastante
descontraída, com cada um dos presentes
se apresentando e falando sobre as atividades
que desenvolvem na área, isso foi anotado
no diário de campo. Em seguida trabalhou-se
o mapa falado, que é um método
com o objetivo de captar informações
sobre a comunidade de uma maneira lúdica
e participativa. Ela permite a visualização
do espaço físico da comunidade
a partir de um esquema ou desenho no chão
que representa as áreas de moradia,
recursos hídricos, recursos pesqueiros,
vias de acesso, ecossistemas, fauna e flora,
exploração agropecuária
e impactos ambientais.
Para confecção
do mapa, são utilizados produtos da
localidade como frutos, sementes, folhas,
gravetos, entre outros. Mais importante que
o produto material gerado é a discussão
desencadeada durante a dinâmica, que
traz à tona uma grande riqueza de informações
oriundas do conhecimento popular. A caminhada
transversal é uma ferramenta que serve
para observar os aspectos mais relevantes
dos ecossistemas, por meio de um passeio interpretativo
em conjunto com um grupo de moradores da região.
A fase do questionário
semi-estruturado individual consiste na aplicação
de um roteiro pré-estabelecido de perguntas
que possuem flexibilidade no momento da entrevista,
possibilitando um contato mais íntimo
entre o entrevistador e o entrevistado, favorecendo
a exploração em profundidade
de seus saberes. É importante lembrar
que nesse tipo de entrevista o pesquisador
pode acrescentar perguntas de esclarecimento
sobre um determinado assunto que surja na
conversa, isso visa levar a um aprofundamento
temático sobre os dados levantados
durante a coleta de informações.
A equipe concluiu que a criação
de uma unidade de conservação
agroextrativista na região do Taim,
pressionada pela consolidação
do Distrito Industrial da capital maranhense,
representará um ponto de resistência
comunitária e de conservação
da biodiversidade, repensando os modelos contemporâneos
de desenvolvimento. Esta reserva contemplaria
a Ilha de São Luís como mais
um reduto natural protegido por lei, promovendo
um apoio à forma de viver das comunidades
tradicionais, valorizando-os e possibilitando
a continuidade de sua existência na
região.
As atividades de educação
ambiental, orientadas pelas diretrizes do
Ibama como parte desse processo, representaram
um avanço na mobilização
desses povoados e efetivamente sensibilizaram
pessoas para a compreensão e concretização
da criação dessa reserva extrativista,
uma das 16 em estudos para implantação
no estado do Maranhão.