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IBAMA COORDENA MINI-CURSO E APRESENTA PAINEL NO V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Maranhão (04/04/2006) - O Núcleo de Educação Ambiental do Ibama no Maranhão, em parceria com o Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), consolidou a aprovação do trabalho de educação ambiental junto às comunidades extrativistas e que será apresentado no V Congresso Ibero-Americano em Joinville (SC), que acontece entre os dias 5 e 8 de abril.

O título do painel é “A Educação Ambiental como parte do processo de criação da Reserva Extrativista do Taim/MA”, de autoria dos servidores do Ibama Ana Rosa Marques, Alexandre Caminha de Britto, Carolina Mattosinho de Carvalho Alvite, Beatriz Cunha Margem, Edson Souza Santos, Kátia Regina Barros, Luís Eduardo Britto Fialho, Leonardo Milano, Maria Carolina Alves de Camargos e Priscila de Morais Rego Franco de Oliveira.

O trabalho foi selecionado pelo comitê organizador do congresso para apresentação oral nº 550 e resumo em formato de pôster. Os analistas ambientais Ricardo Otoni e Paulo Roberto Araújo Filho representarão o Ibama/MA no Congresso. No dia 6 (quinta), o professor Otoni, do NEA, vai ministrar um mini-curso de quatro horas de duração sobre “A Educação Ambiental e o Fortalecimento do Sisnama”, apresentando diretrizes e metodologias de Educação Ambiental no processo de fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente.

O trabalho do painel foi desenvolvido como parte do processo de criação da Resex do Taim, na Ilha de São Luís, sendo um reduto de conservação de ecossistemas importantes como manguezais e mata de cocais que ainda engloba um complexo sistema de vida de populações tradicionais como pescadores artesanais e agroextrativistas. As Reservas Extrativistas são unidades de conservação que têm buscado, ao longo dos anos, uma nova maneira de construir o desenvolvimento sustentável nas comunidades extrativistas.

Nesta modalidade de UC, prevista pela Lei 9.985/00, o ser humano é reconhecido como ator e gestor da conservação ambiental. Os objetivos da atividade promovida pelo Ibama foram fazer o levantamento das condições sócio-econômicas dos moradores dos povoados localizados na área proposta para a reserva, reunir e envolver a comunidades para realizar ações participativas relacionadas à criação da Resex, e realizar um diagnóstico rápido sobre os recursos naturais locais e seu estado de conservação.

A metodologia foi pensada para envolver ativamente a comunidade no processo de coleta de dados sobre o ambiente onde vivem e também promover um real acompanhamento das fases de criação da Resex nos cinco povoados da área proposta: Rio dos Cachorros, Taim, Limoeiro, Porto Grande e Cajueiro. Além do reconhecimento “in loco” da região para elaboração do laudo biológico, foram feitas reuniões com as comunidades durante três dias, utilizando-se ferramentas de metodologia participativa como mapa falado, caminhada transversal e questionário semi-estruturado.

O primeiro dia de trabalho com os povoados começou com a apresentação da atividade e das pessoas envolvidas, esta etapa transcorreu de uma maneira bastante descontraída, com cada um dos presentes se apresentando e falando sobre as atividades que desenvolvem na área, isso foi anotado no diário de campo. Em seguida trabalhou-se o mapa falado, que é um método com o objetivo de captar informações sobre a comunidade de uma maneira lúdica e participativa. Ela permite a visualização do espaço físico da comunidade a partir de um esquema ou desenho no chão que representa as áreas de moradia, recursos hídricos, recursos pesqueiros, vias de acesso, ecossistemas, fauna e flora, exploração agropecuária e impactos ambientais.

Para confecção do mapa, são utilizados produtos da localidade como frutos, sementes, folhas, gravetos, entre outros. Mais importante que o produto material gerado é a discussão desencadeada durante a dinâmica, que traz à tona uma grande riqueza de informações oriundas do conhecimento popular. A caminhada transversal é uma ferramenta que serve para observar os aspectos mais relevantes dos ecossistemas, por meio de um passeio interpretativo em conjunto com um grupo de moradores da região.

A fase do questionário semi-estruturado individual consiste na aplicação de um roteiro pré-estabelecido de perguntas que possuem flexibilidade no momento da entrevista, possibilitando um contato mais íntimo entre o entrevistador e o entrevistado, favorecendo a exploração em profundidade de seus saberes. É importante lembrar que nesse tipo de entrevista o pesquisador pode acrescentar perguntas de esclarecimento sobre um determinado assunto que surja na conversa, isso visa levar a um aprofundamento temático sobre os dados levantados durante a coleta de informações.

A equipe concluiu que a criação de uma unidade de conservação agroextrativista na região do Taim, pressionada pela consolidação do Distrito Industrial da capital maranhense, representará um ponto de resistência comunitária e de conservação da biodiversidade, repensando os modelos contemporâneos de desenvolvimento. Esta reserva contemplaria a Ilha de São Luís como mais um reduto natural protegido por lei, promovendo um apoio à forma de viver das comunidades tradicionais, valorizando-os e possibilitando a continuidade de sua existência na região.

As atividades de educação ambiental, orientadas pelas diretrizes do Ibama como parte desse processo, representaram um avanço na mobilização desses povoados e efetivamente sensibilizaram pessoas para a compreensão e concretização da criação dessa reserva extrativista, uma das 16 em estudos para implantação no estado do Maranhão.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

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