Panorama
 
 
 

IBAMA CRIA CONSELHO EM RESEX NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Pará (05/04/2006) - Com a presença de Marcílio Monteiro, Gerente executivo do Ibama e técnicos do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT) do mesmo órgão, será instalado na sexta (07), no município de Curuçá, região nordeste, a 160 km de Belém, o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Mãe Grande de Curuçá, conforme determina a portaria 24/06 da presidência do Ibama. A grata novidade é que pela primeira vez a Marinha do Brasil/Capitania dos Portos da Amazônia Oriental terá assento em Conselho de Resex.

Segundo o disposto no artigo 1º, o Conselho é criado “com a finalidade de contribuir com ações voltadas à sua efetiva implementação do Plano de Manejo dessa Unidade e ao cumprimento de seus objetivos de criação”. O Conselho Deliberativo é presidido pelo Chefe do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável - CNPT. E, as atribuições dos membros, a organização e o funcionamento do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista serão fixados em regimento interno elaborado pelos membros do Conselho e aprovado em reunião.

O Conselho Deliberativo da Resex, composto de 27 instituições governamentais e não governamentais, está constituído pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá (AUREMAG); Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará (SECTAM); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curuçá; Câmara Municipal de Curuçá; Paróquia de Nossa Senhora do Rosário; Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); Instituto Sócio-Ambiental e dos Recursos Hídricos (Isarh) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curuçá (STR) – Curuçá.

O conselho é constituído, ainda, pela Colônia de Pescadores Z-5 - Curuçá; Associação Movimento dos Pescadores do Pará (Mopepa); Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS); Marinha do Brasil/Capitania dos Portos da Amazônia Oriental; Associação dos Caranguejeiros de Arapurí - Curuçá; Associação das Marisqueiras; Associação Solidária Cabanos; Associação dos Amigos do Bosque e Ipupura; Associação dos Amigos do Bosque Boa Lembrança/Reserva Peixe-boi - Curuçá; Associação dos Pescadores de Caratateua -Curuçá; Associação dos Pescadores Artesanais de Tucumateua; Associação Comunitária de Pedras Grandes - Curuçá; Associação Comunitária de Boa Vista do Iririteua -Curuçá; Associação Comunitária de Lauro Sodré - Curuçá; Associação Comunitária de Vila Ponta de Ramos - Curuçá; Associação Comunitária de Candeua (Boa União).

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet Brasil)

 
 

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.